|
| Autor |
Mensagem |
|
jprelvas
|
Assunto da Mensagem: Arris Touchstone TM602  Enviado: 09 Set 2009 12:45 |
Registado: 09 Set 2009 12:07 Mensagens: 8
|
|
Boas.
Pedi recentemente uma transferência de instalação e fui "presenteado" com um modem destes. O meu voice port de 2000 estava de facto um pouco obsoleto e este até era porreirinho pra encaixar dentro do ATI sem andar com grandes maluqueiras nas passagens de cabos pela casa.
Gostava de perguntar se alguém tem este tipo de problema: tenho 2 portáteis lá em casa e como ja referi a ligação à net é distribuída por ethernet. Não há para já nada de hub's, router's ou switch's, é simplesmente ligar o cabo à tomada de rede e à placa de rede do portátil. A 1ª vez que liguei o cabo, tudo bem, identificou logo a rede, atribuíu IP da Cabovisão (80. qualquer coisa). A partir daí comecei a ter montes de problemas de cada vez que tinha que trocar as ligações nos portáteis porque apenas atribuía IP's internos das respectivas placas (169. qualquer coisa). Solução: fazer sucessivos reset's ao modem de cada vez que pretendo usar a ligação à net numa máquina diferente.
Já andei a fazer umas pesquisas pela net mas não há muita info disponível. O site da Arris é pra esquecer em termos de suporte. Li algures num forum lá de fora que este modem tinha a particularidade de memorizar no MAC adress o IP da última máquina a que se ligou e só disponibilizar ligação pra essa máquina. Achei um piadão ao manual do modem, que dizia que existia um botão de reset nas traseiras da coisa e que raramente ia haver necessidade de fazer uso dele, enfim... é que a solução é mesmo fazer 1 reset de cada vez que mudo o cabo do portátil e isto acontece 1 vez todos os dias. Será que isto com 1 hub ou 1 switch vai lá ao sítio, ou o modem vai-se passar?
Alguém que tenha um modem idêntico e 2 ou mais máquinas pra ligar por ethernet tem este tipo de sintomas?
Gracias,
JR
| Editado pela última vez por lithos em 09 Set 2009 14:15, num total de 2 vezes. |
| Razão: Moderação ortográfica |
|
|
|
|
 |
|
lithos
|
Assunto da Mensagem: Re: Arris Touchstone TM602  Enviado: 09 Set 2009 14:15 |
| BANIDO |
 |
Registado: 23 Jan 2009 18:11 Mensagens: 1591
|
jprelvas Escreveu: Boas.
Pedi recentemente uma transferência de instalação e fui "presenteado" com um modem destes. O meu voice port de 2000 estava de facto um pouco obsoleto e este até era porreirinho pra encaixar dentro do ATI sem andar com grandes maluqueiras nas passagens de cabos pela casa.
Gostava de perguntar se alguém tem este tipo de problema: tenho 2 portáteis lá em casa e como ja referi a ligação à net é distribuída por ethernet. Não há para já nada de hub's, router's ou switch's, é simplesmente ligar o cabo à tomada de rede e à placa de rede do portátil. A 1ª vez que liguei o cabo, tudo bem, identificou logo a rede, atribuíu IP da Cabovisão (80. qualquer coisa). A partir daí comecei a ter montes de problemas de cada vez que tinha que trocar as ligações nos portáteis porque apenas atribuía IP's internos das respectivas placas (169. qualquer coisa). Solução: fazer sucessivos reset's ao modem de cada vez que pretendo usar a ligação à net numa máquina diferente.
Já andei a fazer umas pesquisas pela net mas não há muita info disponível. O site da Arris é pra esquecer em termos de suporte. Li algures num forum lá de fora que este modem tinha a particularidade de memorizar no MAC adress o IP da última máquina a que se ligou e só disponibilizar ligação pra essa máquina. Achei um piadão ao manual do modem, que dizia que existia um botão de reset nas traseiras da coisa e que raramente ia haver necessidade de fazer uso dele, enfim... é que a solução é mesmo fazer 1 reset de cada vez que mudo o cabo do portátil e isto acontece 1 vez todos os dias. Será que isto com 1 hub ou 1 switch vai lá ao sítio, ou o modem vai-se passar?
Alguém que tenha um modem idêntico e 2 ou mais máquinas pra ligar por ethernet tem este tipo de sintomas?
Gracias,
JR Olá jprelvas! Bem-vindo ao Fórum! Parece-me que eu tive um problema semelhante ao teu ainda há pouco tempo. Também tenho um Arris e houve uma altura em que acontecia isso. Diz-me o seguinte: utilizas Anti-Vírus? Se sim, experimenta desactivá-lo e verifica se já consegues fazer a ligação. Um abraço! 
|
|
|
|
 |
|
jprelvas
|
Assunto da Mensagem: Re: Arris Touchstone TM602  Enviado: 09 Set 2009 16:16 |
|
Olá e obrigado pelas saudações Se queres que te diga, acho que já experimentei tudo e mais alguma coisa e não consegui dar a volta à coisa Trabalho com McAfee num portátil (com XP Pro) e Panda noutro (com Vista Home). Em ambos já experimentei de tudo, desactivei antivirus, firewall (do windows inclusive), já mexi no TCP IP, reiniciei PC's vezes sem conta, diagnostiquei problemas de rede, reparei para assumir novo IP, etc, etc. Só ainda não virei o modem de pernas pró ar, será que é isso que tá a falhar?  Só há uma coisa que me resolve o problema, é fazer 1 reset ao modem, o que no meu caso até não chateia muito, como tenho o modem dentro do armário das telecomunicações é só ir ao quadro geral, desligar e voltar a ligar o disjuntor. o sinal de TV vacila durante 1 bocado e o telefone vai-se durante uns segundo mas depois tudo recupera, inclusivé a ligação à net (a placa lá consegue ir buscar o IP do ISP). AInda não experimentei uma coisa que é alterar as definições do TCP IP para trabalhar com IP, DNS, Gateway e Subnet com valores fixos, mas não sei o impacto que isto vai ter, provavelmente não me vai resolver nada. Assim também não vale a pena investir já num hub ou num switch para depois também não poder fazer nada disso e ficar limitado a uma ligação. Pena mesmo é eu não poder ter o modem ao pé do local dos PC's, senão era logo ligação USB pra cima e tava o problema resolvido. Pá, começar a pensar que vou ter que andar a fazer isto todos os dias é que não tem qualquer cabimento, ainda por cima num equipamento novo. Ainda te lembras como resolveste o problema? Ou isso simplesmente deixou de acontecer? Estou a repetir-me, mas fiz uma pesquisa pelo modelo do modem no google e encontrei um tipo que dizia que o modem assumia um único IP para 1 máquina e mais nada. Se quisesse ligar o cabo a outra máquina, tá quieto, lá vem o reset ao modem... Ora se isto é assim é uma boa mer**... Cumprimentos, JR
| Editado pela última vez por lithos em 09 Set 2009 19:04, num total de 1 vez. |
| Razão: Moderação geral |
|
|
|
|
 |
|
varsaljr
|
Assunto da Mensagem: Re: Arris Touchstone TM602  Enviado: 09 Set 2009 16:44 |
| BANIDO |
 |
Registado: 22 Abr 2009 15:44 Mensagens: 929
ISP: Cabovisao
Acesso: Cabo
ISP 2: NULO
Acesso 2: NULO
|
jprelvas Escreveu: Olá e obrigado pelas saudações Se queres que te diga, acho que já experimentei tudo e mais alguma coisa e não consegui dar a volta à coisa Trabalho com McAfee num portátil (com XP Pro) e Panda noutro (com Vista Home). Em ambos já experimentei de tudo, desactivei antivirus, firewall (do windows inclusive), já mexi no TCP IP, reiniciei PC's vezes sem conta, diagnostiquei problemas de rede, reparei para assumir novo IP, etc, etc. Só ainda não virei o modem de pernas pró ar, será que é isso que tá a falhar?  Só há uma coisa que me resolve o problema, é fazer 1 reset ao modem, o que no meu caso até não chateia muito, como tenho o modem dentro do armário das telecomunicações é só ir ao quadro geral, desligar e voltar a ligar o disjuntor. o sinal de TV vacila durante 1 bocado e o telefone vai-se durante uns segundo mas depois tudo recupera, inclusivé a ligação à net (a placa lá consegue ir buscar o IP do ISP). AInda não experimentei uma coisa que é alterar as definições do TCP IP para trabalhar com IP, DNS, Gateway e Subnet com valores fixos, mas não sei o impacto que isto vai ter, provavelmente não me vai resolver nada. Assim também não vale a pena investir já num hub ou num switch para depois também não poder fazer nada disso e ficar limitado a uma ligação. Pena mesmo é eu não poder ter o modem ao pé do local dos PC's, senão era logo ligação USB pra cima e tava o problema resolvido. Pá, começar a pensar que vou ter que andar a fazer isto todos os dias é que não tem qualquer cabimento, ainda por cima num equipamento novo. Ainda te lembras como resolveste o problema? Ou isso simplesmente deixou de acontecer? Estou a repetir-me, mas fiz uma pesquisa pelo modelo do modem no google e encontrei um tipo que dizia que o modem assumia um único IP para 1 máquina e mais nada. Se quisesse ligar o cabo a outra máquina, tá quieto, lá vem o reset ao modem... Ora se isto é assim é uma boa mer**... Cumprimentos, JR Eih, calma! 
|
|
 |
|
lithos
|
Assunto da Mensagem: Re: Arris Touchstone TM602  Enviado: 09 Set 2009 16:58 |
| BANIDO |
 |
|
jprelvas Escreveu: Olá e obrigado pelas saudações Se queres que te diga, acho que já experimentei tudo e mais alguma coisa e não consegui dar a volta à coisa Trabalho com McAfee num portátil (com XP Pro) e Panda noutro (com Vista Home). Em ambos já experimentei de tudo, desactivei antivirus, firewall (do windows inclusive), já mexi no TCP IP, reiniciei PC's vezes sem conta, diagnostiquei problemas de rede, reparei para assumir novo IP, etc, etc. Só ainda não virei o modem de pernas pró ar, será que é isso que tá a falhar?  Só há uma coisa que me resolve o problema, é fazer 1 reset ao modem, o que no meu caso até não chateia muito, como tenho o modem dentro do armário das telecomunicações é só ir ao quadro geral, desligar e voltar a ligar o disjuntor. o sinal de TV vacila durante 1 bocado e o telefone vai-se durante uns segundo mas depois tudo recupera, inclusivé a ligação à net (a placa lá consegue ir buscar o IP do ISP). AInda não experimentei uma coisa que é alterar as definições do TCP IP para trabalhar com IP, DNS, Gateway e Subnet com valores fixos, mas não sei o impacto que isto vai ter, provavelmente não me vai resolver nada. Assim também não vale a pena investir já num hub ou num switch para depois também não poder fazer nada disso e ficar limitado a uma ligação. Pena mesmo é eu não poder ter o modem ao pé do local dos PC's, senão era logo ligação USB pra cima e tava o problema resolvido. Pá, começar a pensar que vou ter que andar a fazer isto todos os dias é que não tem qualquer cabimento, ainda por cima num equipamento novo. Ainda te lembras como resolveste o problema? Ou isso simplesmente deixou de acontecer? Estou a repetir-me, mas fiz uma pesquisa pelo modelo do modem no google e encontrei um tipo que dizia que o modem assumia um único IP para 1 máquina e mais nada. Se quisesse ligar o cabo a outra máquina, tá quieto, lá vem o reset ao modem... Ora se isto é assim é uma boa mer**... Cumprimentos, JR E já ligaste porventura para o Serviço de Apoio Técnico? 16801, chamada gratuita quando feita de um telefone Cabovisão. Eles é que têm de te resolver o problema. Não és tu, nem nós, são eles! Depois dá novidades!
|
|
|
|
 |
|
jprelvas
|
Assunto da Mensagem: Re: Arris Touchstone TM602  Enviado: 09 Set 2009 17:39 |
|
Acho que estou a ser mal interpretado, se é isso que está a acontecer desde já apresento as minhas desculpas por tal, não estou a exigir que aqui no forum me arranjem solução para o problema, só questionei se alguém com o mesmo tipo de equipamento terá passado pela mesma situação. Quanto ao apoio técnico, é uma alternativa a considerar, assim tipo plano Y ou plano Z. 
|
|
|
|
 |
|
lithos
|
Assunto da Mensagem: Re: Arris Touchstone TM602  Enviado: 09 Set 2009 17:46 |
| BANIDO |
 |
|
jprelvas Escreveu: Acho que estou a ser mal interpretado, se é isso que está a acontecer desde já apresento as minhas desculpas por tal, não estou a exigir que aqui no forum me arranjem solução para o problema, só questionei se alguém com o mesmo tipo de equipamento terá passado pela mesma situação. Quanto ao apoio técnico, é uma alternativa a considerar, assim tipo plano Y ou plano Z.  Não, não foste mal interpretado. Eu é que peço desculpa se de alguma forma fui menos correcto ou até mesmo agressivo para contigo. É sempre um prazer ver situações destas partilhadas, e melhor ainda poder ajudar outros que venham a ter este teu problema. Mas o que é facto é que estando tu nessa situação já devias ter ligado para o SAC. Eu acho que já tive esse problema, e de lá até me disseram que o facto do IP ser 169.** estaria a bloquear o acesso. Mas também já não me recordo da solução, daí que seja importante ligares para eles. Liga, e tenta resolver o problema. Mais uma vez as minhas desculpas se não fui tão cordial como devia ter sido. 
|
|
|
|
 |
|
jprelvas
|
Assunto da Mensagem: Re: Arris Touchstone TM602  Enviado: 09 Set 2009 21:47 |
|
lithos, esquece lá isso Vou ver se me documento na net com mais alguma informação antes de pedir apoio técnico. Este Arris ainda há-de ter IP's para dar e vender JR
|
|
|
|
 |
|
lithos
|
Assunto da Mensagem: Re: Arris Touchstone TM602  Enviado: 09 Set 2009 22:06 |
| BANIDO |
 |
|
jprelvas Escreveu: lithos, esquece lá isso Vou ver se me documento na net com mais alguma informação antes de pedir apoio técnico. Este Arris ainda há-de ter IP's para dar e vender JR Eu recordo-me que tive essa situação quando comprei o PC novo. Tive sérias dificuldades em repor tudo como deve ser, tive de desligar o router, enfim fazer trinta por uma linha como tu fizeste. Lembro-me agora que na altura ficou resolvido naturalmente. Conforme tive o problema foi conforme deixei de ter. Pode ser necessário intervirem remotamente ao teu modem, daí que é aconselhável que os contactes.
|
|
|
|
 |
|
emissor.optico
|
Assunto da Mensagem: Re: Arris Touchstone TM602  Enviado: 09 Set 2009 23:03 |
Registado: 13 Mar 2009 21:14 Mensagens: 18
|
Boa noite Relvas! Olha á duas maneiras de resolver o teu problema a primeira é o que tu já fazes que é fazer reset ao MTA (é pena é que ainda não tenhas reclamado que te deixaram o MTA dentro da caixa ited  ) pois este deve estar sempre fora da caixa ited e de forma acessivel para poderes ver as luzes, mexeres nos cabos e fazer reset sem ser necessário desligares tudo da electricidade; a segunda e talvez para mim seja a melhor é comprares um router!!!! Ps: já estou a imaginar te a telefonares para o SAC com um problema de telefone ou net e eles depois de fazerem os testes a perguntar: --" como estão agora as luzes do mta?" e tu a responderes: --" espere só um bocadinho que eu vou desmontar a caixa ited para ver!" Um abraço
|
|
|
|
 |
|
jprelvas
|
Assunto da Mensagem: Re: Arris Touchstone TM602  Enviado: 10 Set 2009 11:47 |
|
Oi Vou primeiro fazer uma experiência com um hub ou com um switch, o meu conhecimento de redes não vai por aí além mas pelas minhas contas o modem deve ficar a comunicar com o hub ou com o switch transmitindo-lhe em permanência o IP de acesso à internet. Depois, o hub ou o switch devem enviar um IP interno para as máquinas ligadas ao mesmo, se assim for julgo que é pacífico. O modem não pode sair da caixa do ITED porque é lá a entrada da ficha que distribui o sinal de telefone para as várias divisões da casa, se eu pegasse no modem e o pusesse no escritório ao pé dos portáteis provavelmente tinha a vida facilitada com as ligações por USB mas depois tinha que andar a inventar para passar o sinal de telefone para as restantes tomadas. Quando houver novidades logo digo qualquer coisa, para já estou a ver se arranjo um switch ou um router emprestado para fazer esta experiência (julgo que o comportamento de ambos em termos de distribuição de sinal é idêntico). Abraço, JR
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Arris Touchstone TM602  Enviado: 11 Set 2009 11:00 |
Registado: 23 Jan 2009 22:18 Mensagens: 8427 Localização: Portugal no Seu Todo PluriContinental!!!
ISP: Kanguru
Acesso: WCDMA
ISP 2: CMAVV
Acesso 2: WiFi
|
jprelvas Escreveu: Boas.
Gracias,
JR Isso é mais do que normal. Aliás, é assim mesmo que funciona. O IP é atribuído ao MAC do MTA para o MAC da placa de rede. Se entretanto mudas de placa de rede (pode até ser o mesmo pc, mas a placa é outra), o que vai acontecer é que não vais ter ligação porque MAC da placa de rede não é o mesmo para o qual o IP foi atribuído. Ora vais ter de fazer um reset ao MTA para que atribua novo IP para o novo MAC de placa de rede. Cada vez que mudas de placa, novo reset. Um hub ou switch não te vai resolver o problema. Só um router o resolve. Depois podes é ligar o switch ao router (se tiveres necessidade de mais portas do que aquelas que o router dispõe), mas o router é que tem de estar ligado ao MTA. Saída Ethernet do MTA ligada à porta WAN do router, cabo Ethernet a partir das portas para cada um dos pc's. Configuração do router para IP Dinâmico, com clonagem do MAC e já está.
_________________ Viriatum Terrorem Romanus Est http://noticiasultimahora.blogspot.com O Cultivo da Mente, aliado à Colheita do Corpo, é o Alimento do Espírito!
 A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Arris Touchstone TM602  Enviado: 11 Set 2009 11:04 |
Registado: 23 Jan 2009 22:18 Mensagens: 8427 Localização: Portugal no Seu Todo PluriContinental!!!
|
jprelvas Escreveu: Oi Vou primeiro fazer uma experiência com um hub ou com um switch, o meu conhecimento de redes não vai por aí além mas pelas minhas contas o modem deve ficar a comunicar com o hub ou com o switch transmitindo-lhe em permanência o IP de acesso à internet. Depois, o hub ou o switch devem enviar um IP interno para as máquinas ligadas ao mesmo, se assim for julgo que é pacífico. O modem não pode sair da caixa do ITED porque é lá a entrada da ficha que distribui o sinal de telefone para as várias divisões da casa, se eu pegasse no modem e o pusesse no escritório ao pé dos portáteis provavelmente tinha a vida facilitada com as ligações por USB mas depois tinha que andar a inventar para passar o sinal de telefone para as restantes tomadas. Quando houver novidades logo digo qualquer coisa, para já estou a ver se arranjo um switch ou um router emprestado para fazer esta experiência (julgo que o comportamento de ambos em termos de distribuição de sinal é idêntico). Abraço, JR Esquece o USB! É bom para muitas coisas, mas não é para ligações à Net! Conforme disse anteriormente, o switch não vai resolver o problema. O switch não obtem IP, apenas permite a ligação de vários pc's (ou dispositivos Ethernet) entre eles ou para aceder a uma rede exterior. Mas como o switch não obtem IP, não vais conseguir aceder à Net. Os routers não são tão caros como isso e com 25€ já compras um bom router. Depois é só configurá-lo e já está.
_________________ Viriatum Terrorem Romanus Est http://noticiasultimahora.blogspot.com O Cultivo da Mente, aliado à Colheita do Corpo, é o Alimento do Espírito!
 A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!
|
|
|
|
 |
|
jprelvas
|
Assunto da Mensagem: Re: Arris Touchstone TM602  Enviado: 11 Set 2009 17:01 |
|
Olá, Viriatum. Deixa-me agradecer-te antes de mais, foste bem explicito e já me ajudaste bastante Assim sendo descarto ja a possibilidade do hub ou switch, nunca tive nada disso, assim já fiquei a saber que não obtêm IP, portanto não me serve. Vamos então apontar para a solução router, qualquer coisa com 3 portas é o suficiente para mim e pelo que já andei a ver quase todos trazem 4 portas. Falei sobre a opção USB porque era a ligação que tinha anteriormente com o meu velhinho Motorola era assim, havia também uma saída ethernet mas nunca fiz uso dela. Quando queria ligar outro PC era só desligar de um e voltar a ligar no outro ou então usava cabo cruzado entre as placas de rede dos dois PC's. Abraço, JR
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Arris Touchstone TM602  Enviado: 11 Set 2009 17:14 |
|
Sim, o normal (mais comum) é mesmo 4 portas, muito embora também haja com 6, 8, 12, etc, mas são menos frequentes de encontrar. O de 4 será suficiente para ti, pelo que expuseste acima. De nada e sempre às ordens! 
|
|
|
|
 |
|
jprelvas
|
Assunto da Mensagem: Re: Arris Touchstone TM602  Enviado: 12 Out 2009 12:59 |
|
Viva, O problema está resolvido com um router wireless da SMC, coisa em conta, perto de 30€, acabaram-se as idas ao quadro eléctrico para desligar disjuntores Obrigado a todos pelo apoio e clareza de informação. Abraço, JR
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Arris Touchstone TM602  Enviado: 12 Out 2009 14:45 |
|
Idas ao quadro para desligar disjuntores? Vai lá vai! Bom, se o problema está resolvido, isso é que intressa. De nada e sempre às ordens! 
|
|
|
|
 |
|
jprelvas
|
Assunto da Mensagem: Re: Arris Touchstone TM602  Enviado: 12 Out 2009 21:18 |
|
Pois Como o modem está metido dentro dum armário de telecomunicações (ATI) não tinha acesso directo a ele, tinha que ser via quadro geral eléctrico. Mas como dizes, problema resolvido e é o que interessa JR
|
|
|
|
 |
|
|