lithos Escreveu:
VIRIATUM Escreveu:
Epá, isso só mesmo vendo no local, porque há vários distintos, também conforme a data em que foram instalados.
Há aínda casos em que não existe BPA e vai directo ao RGE.
O BPA é o que está dentro de casa, onde a linha entra, vulgarmente conhecido como "caixa".
Mas esses equipamentos (BPA, RGE, ...) isso só pode ser acedido por técnicos, não?
Não me parece que deixem os inquilinos a mexerem nessas coisas por tudo e por nada... Com técnicos sabe ele Deus que bem me lembro dos técnicos da Cabovisão inicialmente terem espatifado um equipamento qualquer da PT no meu prédio. Como ninguém tinha PT, não houve problemas.
Pois, devia ser o RGE...
No RGE, legalmente, só mesmo os tipos da PT podem mexer, até porque nem toda a gente sabe onde eles ficam. Tanto pode ser na escada do prédio como na caixa, cave, arrecadação, etc.
Já em relação ao BPA, esse está no interior da casa, por isso, mexe lá quem o dono/inquilino quiser.
No meu caso fui eu que mexi nela para montar aqui uma rede. Só precisei de ligar mais uma caixa, já que na caixa que tenho no escritório (onde tenho o microfiltro, router, PLC, switch, descodificador IPTV e 3 pc's) meti lá uma saída dupla para telefone (1 no escritório) e o outro cabo foi ligar ao tijolo amarelo da Cabovisão (no meu quarto), de onde sai uma extensão para a sala. A partir do BPA, liguei então outra caixa, que está noutro quarto.
Além da caixa do escritório que tem o microfiltro duplo, por causa do ADSL+IPTV, só precisei de meter o microfiltro simples na caixa que vai do BPA, já que 3 telefones têm origem no mesmo microfiltro duplo.
Não precisei de nenhum técnico para fazer isso, fiz sózinho.
Mas lá está... Uma coisa é saber fazer e mexer, outra coisa é o contrário.