|
| Autor |
Mensagem |
|
crodrigues
|
Assunto da Mensagem: Avaria - Perda de sinal  Enviado: 05 Jan 2010 18:11 |
Registado: 05 Jan 2010 16:33 Mensagens: 5
|
Boa tarde a todos. Sou novo aqui no fórum e solicito a ajuda possível na resolução de um problema. De há uma semana para cá o meu sinal de televisão digital é 20%-40% e a Qualidade 0%-5%. Inclusive aparecem mensagens "Sem acesso. ligue 16800 para aderir" e "Sem AV". Claro que a primeira coisa que fiz foi ligar para o apoio ao cliente, reforçaram o sinal e nada aconteceu. Liguei novamente, mas após o procedimento descrito pela assistente (que eu já tinha efectuado) e que consistiu no reset à box e consequente busca automática, ficou tudo na mesma. Convém dizer que antes os valores eram de 60% para o sinal e 98%-100% para a Qualidade. Já desapertei e reapertei todos os cabos (caixa de derivação que contém os splitters, tomadas TV da parede, cabos AV, enfim...) e nada. Os técnicos só virão no próximo sábado! Por outro lado, o sinal analógico é francamente mau. Já li que com a humidade o sinal pode ressentir-se mas até ficar a 0% na TV digital?? Será que isto melhora com um amplificador de sinal (não tenho tomada de corrente junto à caixa que contém os splitters). Diagrama das ligações (desculpem o tamanho mas penso que dá para perceber):  Obrigado desde já pela eventual ajuda.
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Avaria - Perda de sinal  Enviado: 05 Jan 2010 21:56 |
Registado: 23 Jan 2009 22:18 Mensagens: 8427 Localização: Portugal no Seu Todo PluriContinental!!!
ISP: Kanguru
Acesso: WCDMA
ISP 2: CMAVV
Acesso 2: WiFi
|
|
Olá crodrigues, bem-vindo ao Fórum.
Pelo que depreendo do teu diagrama, deverás mesmo necessitar de um aplificador.
Isto porque se tens um total de 5 televisões (aínda que 3 não estejam ligadas), 1 delas com digital...
É que acima de 3 necessita-se mesmo desse amplificador de sinal, mas com Digital até com duas já poderá ser necessário.
Não sei se no teu caso toda essa instalação foi feita pela Cabovisão ou não, mas ele eles aí forem e detectarem tudo isso, sem que tenha sido feito por eles, das duas uma, ou te cobram a instalação, ou vais ter de aguardar nova deslocação para eles te montarem o amplificador de sinal, ou até pode ser que tenhas sorte e eles tenham um.
Tenta desligar as outras 3 e manter só a do Digital e a outra, a ver se isso melhora ou não.
Se melhorar (e vai melhorar, com toda a certeza), já vais ficar a saber onde está o problema.
_________________ Viriatum Terrorem Romanus Est http://noticiasultimahora.blogspot.com O Cultivo da Mente, aliado à Colheita do Corpo, é o Alimento do Espírito!
 A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!
|
|
|
|
 |
|
crodrigues
|
Assunto da Mensagem: Re: Avaria - Perda de sinal  Enviado: 05 Jan 2010 23:02 |
|
|
Olá Viriatum.
A instalação a partir das tomadas foi toda feita pela Cabovisão (claro que dentro das paredes está o cabo que o electricista colocou aquando da construção da casa). Os splitters, ligações de TV's, da Net e telefone foram todas executadas pelos técnicos.
Quanto ao desligamento do splitter que alimenta as 3 tomadas sem qualquer aparelho ligado, já fiz isso no passado, e também fiz agora (aliás está desconectado neste momento), mas curiosamente já tive a qualidade a 100% com esse splitter conectado. Enfim...
Há cerca de uma hora atrás fiz de novo o reset à box e já me dá Sinal - 53% e Qual.-55%. Hoje não choveu, aliás está muito frio. Seria alguma ponta de humidade tal como li algures!?Hmm
Bem, vou esperar pela vinda dos técnicos no sábado, a ver o que eles dizem, mas receio que quando chegarem a qualidade já esteja no máximo e eles não consigam detectar o problema, embora eu lho vá explicar adequadamente.
Um abraço.
|
|
|
|
 |
|
crodrigues
|
Assunto da Mensagem: Re: Avaria - Perda de sinal  Enviado: 05 Jan 2010 23:22 |
|
|
Ok! Obrigado pela dica! Irei reportando a evolução do problema assim que tiver novidades.
Já agora, quando subscrevi o serviço digital (Jun/09) tinha uma TV CRT, Sony de 37cm, na sala, a qual era ligada à box por cabo scart. Há coisa de dois meses aduqiri um LCD Toshiba, com entradas HDMI. Quando fiz a substituição, liguei a box ao LCD pelo mesmo cabo scart. Pelo que estive a ler aqui no fórum talvez fosse mais correcto fazer esta ligação com cabo HDMI... Existe essa possibilidade, para melhorar a qualidade?
Um abraço.
|
|
|
|
 |
|
crodrigues
|
Assunto da Mensagem: Re: Avaria - Perda de sinal  Enviado: 07 Jan 2010 16:20 |
|
|
Ora então, só para informar que o sinal já se encontra novamente a 60% e a qualidade a 98%-100%. Assim, sem mais. No entanto, a marcação com os técnicos ainda se encontra agendada para sábado, mas neste momento, nem sei se cancele a mesma. Quando eles chegarem e encontrarem tudo a funcionar bem, vão perguntar o que é que lá foram fazer... Mesmo assim gostaria de lhe colocar o problema do fraco sinal analógico e das possíveis causas para a perda de sinal que aconteceu. Espero é que não cobrem pela deslocação.
Acho que vou manter o agendamento.
Mais uma vez obrigado pelas informações.
|
|
|
|
 |
|
crodrigues
|
Assunto da Mensagem: Re: Avaria - Perda de sinal  Enviado: 20 Jan 2010 09:52 |
|
Ora bom dia. Na realidade as coisas já evoluíram, mas só a partir deste domingo passado (17/01). Só não tive ainda a oportunidade de colocar aqui o sucedido. Então os técnicos (2) foram lá a casa e andaram a medir o sinal com um dispositivo próprio para o efeito. Disseram que as taxas estavam ok. Eu repliquei, de forma a obter uma explicação para o sucedido ao que responderam "agora está tudo bem, pode ser muita coisa"  grande explicação... Um facto a apontar: o técnico que tratou do assunto (pois o outro que o acompanhava estava de ajudante) já tinha estado lá em casa por uma vez, por outro motivo, e digamos que a simpatia era pouca, ou seja, do género "eu é que percebo, isto está tudo mal e eu é que sei". Não gostei. Desta vez foi menos arrogante, mas começou logo a tratar-me por "tu" sem me conhecer de parte nenhuma... Enfim, qualidade de serviço Agora a minha resolução para o caso. Logo nos dias seguintes volta a acontecer a mesma coisa: o sinal digital foi à vida e na analógica era só grão. Um factor comum aos dois momentos em que aconteceu este problema foi a chuva/humidade. Juntando dois mais dois só poderia ser da humidade. Então fiz o seguinte: tirei o espelho da tomada que tem os cabos que vão para a cozinha (TV analógica) e para a sala (Box digital), peguei no secador de cabelo da minha esposa e apliquei um pouco de calor na parte terminal dos cabos coaxiais (cerca de 30 segundos) e voilá  . O sinal da analógica ficou limpo como nunca esteve e o da digital Sinal 80% e Qualidade 100%. Fácil, hein? Para os que tiverem o mesmo problema, esta poderá ser uma solução, se bem que não o resolve definitivamente. Estou a ver que quando chover em demasia lá tenho de repetir a operação... Portanto, a humidade não é má só para os ossos, mas também para os cabos. Um pormenor: reparei que as tomadas são todas Televés (deveriam não apresentar este problema... digo eu) Um abraço, e obrigado.
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Avaria - Perda de sinal  Enviado: 20 Jan 2010 11:23 |
Registado: 23 Jan 2009 22:18 Mensagens: 8427 Localização: Portugal no Seu Todo PluriContinental!!!
ISP: Kanguru
Acesso: WCDMA
ISP 2: CMAVV
Acesso 2: WiFi
|
Epá, se o gajo mete no relatório que estava tudo ok aínda te debitam a deslocação. O que te aconselho a fazer é reclamares da postura dele, antes que a factura seja lançada ou recebida. E relata o que relataste aqui. Que o problema voltou, o que fizeste e como resolveste. Eles, depois, que se amanhem! O problema das tomadas e da humidade não é a marca. A tomada pode ser a melhor do Mundo, mas se houver um deficiente isolamento a nível da própria construção e/ou acabamentos... A humidade infiltra-se e depois... De resto... De nada, sempre às ordens! 
_________________ Viriatum Terrorem Romanus Est http://noticiasultimahora.blogspot.com O Cultivo da Mente, aliado à Colheita do Corpo, é o Alimento do Espírito!
 A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!
|
|
|
|
 |
|
|