|
| Autor |
Mensagem |
|
jcrpp
|
Assunto da Mensagem: Ruído nos números Sonaecom  Enviado: 28 Nov 2009 12:33 |
Registado: 06 Ago 2009 22:06 Mensagens: 389 Localização: Évora
ISP: Netvisao
Acesso: cabo
ISP 2: Kanguru
Acesso 2: HSDPA
|
Olá a todos! Há uma situação que já há muito me vem acompanhando nas minhas chamadas para números da Sonaecom (Clix e Optimus Home). Todas as chamadas para a própria Cabovisão, PT, Zon, Vodafone - qualidade de som 5*. No entanto, as chamadas para números do Clix e para o "telefone fixo" Optimus Home são sempre marcadas por ruídos, nomeadamente estalitos. Esta situaçãoacontece com o telefone ligado directamente ao MTA, portanto não é da rede telefónica da casa. Eu tinha um MTA Motorola (o barulhento  ) e sempre fez isto, agora tenho um Arris e a situação persiste - ruído, mas só para números da Sonaecom. Já pensei se a situação se devesse a tipos de infra-estrutura entrarem em conflito (o VoIP cabovisão e o SFT-ADSL do Clix), no entanto o ruído é também para números da Optimus Home, o "telefone fixo" mas que é prestado por GSM. Mas há uma coisa que liga os números da Clix e da Optimus Home (além de pertencerem todos à sonaecom  ), que é o facto dos números Optimus Home também estarem registados como se fossem da Novis, logo antes da ligação entrar no GSM passa pela Novis_clix. Já contactei a Cabovisão que me propôs a solução curriqueira de sempre: reset ao MTA, voltar a ligar... mesmo depois de ter dito que o ruído era só para certos nºs e da Sonae! Entretanto contactei também a sonaecom por mail e aguardo resposta, mas visto que estou noutro operador, devem-me dizer que o problema não é deles. O que acham que este problema possa ser? Culpa da cabovisão ou da Sonaecom?
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Ruído nos números Sonaecom  Enviado: 29 Nov 2009 20:54 |
Registado: 23 Jan 2009 22:18 Mensagens: 8427 Localização: Portugal no Seu Todo PluriContinental!!!
ISP: Kanguru
Acesso: WCDMA
ISP 2: CMAVV
Acesso 2: WiFi
|
|
Sonae.com!
O que está a acontecer é que com as mudanças para o FTTH, a rede telefónica deles (neste momento) é mista.
Ou seja, tanto é 100% VoIP (no FTTH) como é um vulgar SFT (no Acesso Directo e/ou clientes não-FTTH).
Curiosamente também se nota nos Circuitos, nomeadamente na Infante Santo, Estefânia e Setúbal, nas instalações da empresa que lhes fornece o outsourcing do SAC, Retenção, SAC Fibra e HomeServices.
Não são raras as vezes que o circuito vai abaixo e que há ruído nas comunicações, mesmo internas!
O que é curioso é que eles mandam correr um batch (que nada resolve) e aguardar.
O batch nada resolve porque é apenas um PING so servidor, para aquela consola virtual.
Mas é, definitivamente Sonae.com, não te preocupes. Eles que se preocupem!
_________________ Viriatum Terrorem Romanus Est http://noticiasultimahora.blogspot.com O Cultivo da Mente, aliado à Colheita do Corpo, é o Alimento do Espírito!
 A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!
|
|
|
|
 |
|
jcrpp
|
Assunto da Mensagem: Re: Ruído nos números Sonaecom  Enviado: 30 Nov 2009 13:48 |
|
|
Mas os ruído que já descrevi, está presente em chamadas para o Clix (que como disseste poderá ser 100 VoIP ou SFT) e para números que utilizam a infraestrura GSM, mas todos da Sonaecom.
O número em que noto ruído no Clix é SFT, com acesso directo, todavia o ruído é também com outras 2 pessoas que utilizam Optimus Home. Portanto o ruído que oiço é igual nos 2 casos, e todos os nºs pertencem à Sonaecom.
Com números de outros operadores não há problema nenhum.
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Ruído nos números Sonaecom  Enviado: 30 Nov 2009 14:58 |
Registado: 23 Jan 2009 22:18 Mensagens: 8427 Localização: Portugal no Seu Todo PluriContinental!!!
|
|
Exactamente, foi o que eu disse.
É problema da Sonae.com.
Seja VoiceLink, seja ConnectLink, seja DataLink, seja FTTH, seja SFT, seja roteamento GSM, o que é certo é que é problema da Sonae.com.
Eles é que têm de ajustar os parâmetros e eliminar o ruído.
_________________ Viriatum Terrorem Romanus Est http://noticiasultimahora.blogspot.com O Cultivo da Mente, aliado à Colheita do Corpo, é o Alimento do Espírito!
 A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!
|
|
|
|
 |
|
jcrpp
|
Assunto da Mensagem: Re: Ruído nos números Sonaecom  Enviado: 15 Dez 2009 14:18 |
|
|
Enviei um mail para a Sonae.com a informa-los da situação e até agora nada de respostas. A Cabovisão também se descarta do problema.
E, entretanto, lá vai continuando a sinfonia quando ligo para alguém que seja Sonae...
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Ruído nos números Sonaecom  Enviado: 15 Dez 2009 14:26 |
|
jcrpp Escreveu: Enviei um mail para a Sonae.com a informa-los da situação e até agora nada de respostas. A Cabovisão também se descarta do problema.
E, entretanto, lá vai continuando a sinfonia quando ligo para alguém que seja Sonae... Enviaste para que email? O ideal era clientes@clix.pt ou então provedor@sonae.pt, mas se não és cliente, pode levar tempo até que te respondam, muito embora o Provedor seja sempre MUITO mais rápido. Se fôr só para encaminhar, o ajuda@clix.pt vai para a Assistência Técnica Clix, eles depois podem encaminhar para o ISP (que é o departamento que trata das questões de Rede) ou então vai para o SupTec ou Switch e eles vêem. Mas lá está... Em termos de resposta, não sendo cliente, é complicado.
|
|
|
|
 |
|
jcrpp
|
Assunto da Mensagem: Re: Ruído nos números Sonaecom  Enviado: 15 Dez 2009 14:30 |
|
Eu enviei para: comunicacao@sonae.com Não enviei para o Clix porque o problema também se verifica em números Optimus home, logo pensei que apesar de serem do mesmo grupo, os trâmites fossem diferentes.
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Ruído nos números Sonaecom  Enviado: 15 Dez 2009 14:49 |
|
jcrpp Escreveu: Eu enviei para: comunicacao@sonae.com Não enviei para o Clix porque o problema também se verifica em números Optimus home, logo pensei que apesar de serem do mesmo grupo, os trâmites fossem diferentes. O Switch é o mesmo... Se tiveres explicado no email que o problema afecta todo o Universo Sonae.com eles encaminham logo. Esse endereço de email que suaste é mais usado para questões de Imprensa, etc. Mas eles também encaminharão. Podem é encaminhar para uma área que não seja a correcta, o que vai levar mais tempo. Provavelmente enviam internamente para o SAC Clix que depois envia para o ATC e depois segue para outro lado e depois para outro e depois respondem ao anterior, que responde ao que tinha enviado que volta a reencaminha para o anterior até chegar de volta ao SAC Clix. O problema é no responderem-te, pois não sendo cliente, vai ser difícil o Back Office Clix responder-te, já que o Back Office não responde a não-clientes. Mas pronto...
|
|
|
|
 |
|
jcrpp
|
Assunto da Mensagem: Re: Ruído nos números Sonaecom  Enviado: 15 Dez 2009 14:58 |
|
|
eu ja enviei para o provedor directamente.
Mas não responderem a não-clientes é que enfim... ainda por cima quando o problema é muito provável que parta deles.
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Ruído nos números Sonaecom  Enviado: 15 Dez 2009 15:04 |
|
jcrpp Escreveu: eu ja enviei para o provedor directamente.
Mas não responderem a não-clientes é que enfim... ainda por cima quando o problema é muito provável que parta deles. Como vai pelo Provedor, acabas sempre por ter resposta. A parte de não responder a não-clientes, por um lado, é justificável. É que devido ao volume de trabalho acumulado, como é normal, a prioridade são os clientes. E tanto o Back Office Clix como o SAC estão vocacionados apenas para os clientes. Devia era haver uma outra área que tratasse exclusivamente de assuntos de não-clientes. E não há!
|
|
|
|
 |
|
jcrpp
|
Assunto da Mensagem: Re: Ruído nos números Sonaecom  Enviado: 06 Jan 2010 12:13 |
|
Vou ressuscitar o tópico! O ruído para números da Sonaecom persiste, mas neste momento é só para números do Clix. Já mandei o mail para o provedor da Sonae.com e disseram que estão a analisar. Entretanto, liguei para a cabovisão e adientei-me logo  : não me digam para fazer resets ao MTA, ligar o telefone directamente, etc porque já fiz isso tudo. A senhora que me atendeu disse que a anomalia já estava identificada pela cabovisão e é nacional. Vá lá! Agora é esperar pela resolução, pois disseram-me serem problemas de tráfego entre as operadoras (que não percebo porque nas outras tudo funciona bem)
|
 |
|
Don Vito
|
Assunto da Mensagem: Re: Ruído nos números Sonaecom  Enviado: 06 Jan 2010 12:52 |
Registado: 02 Set 2009 00:30 Mensagens: 271 Localização: Elvas
ISP: Cabovisao
Acesso: Cabo
ISP 2: nulo
Acesso 2: nulo
|
jcrpp Escreveu: Vou ressuscitar o tópico! Vá lá, alguém se dispôs a ajudar o Viriatum... 
_________________ " Somos o que fazemos consistentemente, assim, a Excelência não é um acto isolado mas sim um hábito."

|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Ruído nos números Sonaecom  Enviado: 06 Jan 2010 15:43 |
|
jcrpp Escreveu: Vou ressuscitar o tópico! O ruído para números da Sonaecom persiste, mas neste momento é só para números do Clix. Já mandei o mail para o provedor da Sonae.com e disseram que estão a analisar. Entretanto, liguei para a cabovisão e adientei-me logo  : não me digam para fazer resets ao MTA, ligar o telefone directamente, etc porque já fiz isso tudo. A senhora que me atendeu disse que a anomalia já estava identificada pela cabovisão e é nacional. Vá lá! Agora é esperar pela resolução, pois disseram-me serem problemas de tráfego entre as operadoras (que não percebo porque nas outras tudo funciona bem) Se é entre prestadores, é a nível do roteamento. Aínda me lembro de na NetCall ter tido montes de problemas a esse nível, tanto em termos de ruído como de não conseguir efectuar chamadas para a Cabovisão. Descubriu-se que era um problema de roteamento no Switch da ONI. Mas alguma coisa não andará bem, porque se já desapareceu o ruído a nível de Optimus Home, etc, mantendo-se apenas a nível de Clix... Já agora confirma-me uma coisa, é para TODOS os clientes Clix que notas isso, ou é apenas para os clientes FTTH ou apenas clientes ADSL?
|
|
|
|
 |
|
jcrpp
|
Assunto da Mensagem: Re: Ruído nos números Sonaecom  Enviado: 06 Jan 2010 16:19 |
|
|
Eu noto o problema ao ligar para um cliente Clix ADSL (telefone e net) e noto também noutro cliente que era da antiga Tele2 e passou a ser Clix, aquando da aquisição pela Sonaecom (de acesso directo).
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Ruído nos números Sonaecom  Enviado: 06 Jan 2010 17:34 |
|
jcrpp Escreveu: Eu noto o problema ao ligar para um cliente Clix ADSL (telefone e net) e noto também noutro cliente que era da antiga Tele2 e passou a ser Clix, aquando da aquisição pela Sonaecom (de acesso directo). Nada de Fibra, portanto? hhhmmm Interessante. Deixa lá ver o que consigo saber acerca de...
|
|
|
|
 |
|
CarlosGanhao
|
Assunto da Mensagem: Re: Ruído nos números Sonaecom  Enviado: 29 Jan 2010 23:41 |
Registado: 28 Dez 2009 16:14 Mensagens: 69
ISP: Sapo
Acesso: Fibra
ISP 2: Cabovisao
Acesso 2: PseudoFibra
|
VIRIATUM Escreveu: jcrpp Escreveu: Eu noto o problema ao ligar para um cliente Clix ADSL (telefone e net) e noto também noutro cliente que era da antiga Tele2 e passou a ser Clix, aquando da aquisição pela Sonaecom (de acesso directo). Nada de Fibra, portanto? hhhmmm Interessante. Deixa lá ver o que consigo saber acerca de... A Zon também sempre teve problemas com a Clix, a nivel de telefone. dá me a sensação que os gajos da clix são nabos a configurar coisas 
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Ruído nos números Sonaecom  Enviado: 30 Jan 2010 10:47 |
|
|
O SoftSwitch é comum a toda a Sonae.com, pelo que abrange a ex-Novis, Clix, Optimus, Kanguru, Rede4, Continente Mobile, NFSI, Optimus Home, Tag, além de todos os outros Links com blocos próprios.
Quem faz a configuração do Switch é o CAT, que é um departamento único da Sonae.com. Ou seja, só eles é que lá mexem.
Por isso é estranho que só o Clix seja afectado. O mais certo é mesmo ser problema de interligação ou de parametrização VoIP, sendo que também é estranho ser este último visto só Clix ser afectado e não ser em Fibra.
|
|
|
|
 |
|
jcrpp
|
Assunto da Mensagem: Re: Ruído nos números Sonaecom  Enviado: 31 Jan 2010 12:38 |
|
Neste momento o ruído para numeros do Clix, ou Optimus Clix  está resolvido. Resta saber de quem foi a culpa...
|
 |
|
|