Fórum Cabovisão

Fórum Cabovisão
Data/Hora: 04 Jun 2026 08:38

Fuso horário: Europa/Lisboa [ Horário de Verão activo ]

Página 1 de 2 [ 35 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Bitrate dos canais...
MensagemEnviado: 15 Jun 2010 02:58 

Registado: 29 Jun 2009 15:19
Olá,
Sei que isto não deve interessar a muitos, mas à mesma fica aqui... alguém sabe qual é o bitrate ou taxa de compressão dos canais digitais da Cabovisão? E qual é o codec que eles usam? MPEG2 ou MPEG4 ?

Assunto da Mensagem: Re: Bitrate dos canais...
MensagemEnviado: 15 Jun 2010 12:49 

Registado: 23 Jan 2009 22:18
ISP: Kanguru
Acesso: WCDMA
ISP 2: CMAVV
Acesso 2: WiFi
http://www.cabovisao.pt/site2008/pdf/interfaces_circuitos_digitais.pdf
http://www.cabovisao.pt/site2008/pdf/interfaces_cable_modem.pdf
http://www.cabovisao.pt/site2008/pdf/interfaces_mta.pdf

Para o resto... 16801.

Imagem
A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!

MensagemEnviado: 15 Jun 2010 13:20 

Registado: 25 Mar 2010 11:00
ISP: Cabovisao
Acesso: Cabo
ISP 2: NULO
Acesso 2: NULO
VPinho Escreveu:
Olá,
Sei que isto não deve interessar a muitos, mas à mesma fica aqui... alguém sabe qual é o bitrate ou taxa de compressão dos canais digitais da Cabovisão? E qual é o codec que eles usam? MPEG2 ou MPEG4 ?

Em canais em alta-definição MPEG4 e em SD MPEG2.

cumps
JC

MensagemEnviado: 19 Jun 2010 01:32 

Acho estranho serem só 2Mbit/s...ou estarei a ler mal esse primeiro PDF?

MensagemEnviado: 19 Jun 2010 15:25 

Registado: 31 Jan 2010 14:12
ISP: TMN
Acesso: BLMovel
ISP 2: Telepac
Acesso 2: Fibra
VPinho Escreveu:

Se forem 2 Mbps podem ter a certeza que adiro ao Meo...! :lol:

MensagemEnviado: 19 Jun 2010 21:48 

linxtuga Escreveu:
VPinho Escreveu:

Se forem 2 Mbps podem ter a certeza que adiro ao Meo...! :lol:

Se forem esses valores está explicado a fraca qualidade de imagem.

cumps
JC

MensagemEnviado: 20 Jun 2010 01:23 

Mas quem disse que são esses valores?

Convém ler as coisas como deve ser e atentamente, antes de se induzir outros em erro (mesmo que não-intencionalmente), como já está a acontecer.
VPinho Escreveu:

http://www.cabovisao.pt/site2008/pdf/interfaces_circuitos_digitais.pdf é o PDF em questão...

Não só não fala em Televisão como até está datado de 12/10/2004!

Ou seja... Alguns anitos antes da disponibilização ao Digital.
VIRIATUM Escreveu:

Esses links estão disponibilizados em http://www.cabovisao.pt/institucional/rede
Citar:
Nos termos e para os efeitos dos nºs. 1, 2, 3, 4 e 6 do artigo 30º do Decreto-Lei n.º 192/2000, de 18 de Agosto, a Cabovisão disponibiliza nesta página, as especificações técnicas dos seus interfaces de rede.

A presente informação não dispensa, por parte dos interessados, uma consulta directa à Cabovisão.

Ficheiro em formato PDF Interfaces - Cable Modem
Ficheiro em formato PDF Interfaces - Circuitos Digitais
Ficheiro em formato PDF Interfaces - MTA

Necessita Adobe® Reader®

Tal como tinha dito anteriormente...
VIRIATUM Escreveu:

Ora Interfaces não são Serviços, pelo que nenhum desses ficheiros poderia responder a essa questão... Até porque há canais com maior e menor compressão, com maior e menor bitrate, com maior e menor definição.

Esses links foram deixados apenas como referência é porque é a única informação técnica de Rede que está no site da Cabovisão.

Daí que eu tenha logo deixado a indicação de que Para o resto... 16801!

Imagem
A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!

MensagemEnviado: 24 Jun 2010 14:36 

Sim, isto depende do canal! Mas digo-vos uma coisa! o Senhor técnico da Cabovisão veio hoje a minha casa trocar a box Thomson por uma KAON e eu mostrei-lhe uma gravação da má qualidade de imagem da TVI quando dá filmes à noite (bastante chuva até mesmo nos créditos do filme) e ele me garantiu que os 4 canais nacionais são captados através de uma simples antena analógica como se fazia em tempos atrás! As sombras da SIC foram corrigidas porque eles mecheram na antena! A fraca qualidade dos canais SIC Radical e MGM (palavras dele) é devido ao facto de o sinal já chega bastante fraco nos receptores da Cabovisão. Aqui fica a minha pergunta...que também a fiz ao próprio...se a TDT já existe, para quando é que irão receber as emissões dos 4 canais de forma digital? No relatório ele escreveu os problemas que eu tenho sentido...como os "quadradinhos" na imagem...tendo um nível de sinal de 79% e qualidade a 100%...a chuva na SIC e TVI (mais acentuada na TVI) Vamos ver o que acontece daqui por dois meses..ou dois anos!

MensagemEnviado: 24 Jun 2010 15:13 

Acho que já estou a ver o porquê da baixa qualidade! Os canais SD da Cabovisão...nem todos têm a resolução de 720 X 576 ! A grande maioria tem baixas resoluções...como a RTP Memória que transmite a 480 X 576, a DW TV a transmitir a 544 X 576, entre outros que também têm as mesmas resoluções....o facto de ser MPEG2 também faz com que os canais tenham baixa qualidade...os novos canais como Fox Life, MOV, etc... são emitidos em 720 X 576 e por isso a qualidade até é aceitavel...mesmo o AXN SD. Os canais HD pelo que reparei usam o mesmo codec usado pela MEO e pela TDT...o H.264 ! Bem que podiam reestruturar o sistema deles por forma a que todos os canais sejam emitidos a H.264... Já agora...para visionarem essa informação...na box KAON, basta quando estão a ver uma emissão qualquer, carregar no botão amarelo e de seguida no azul.

MensagemEnviado: 24 Jun 2010 15:37 

Registado: 17 Jul 2009 19:06
VPinho Escreveu:
Sim, isto depende do canal! Mas digo-vos uma coisa! o Senhor técnico da Cabovisão veio hoje a minha casa trocar a box Thomson por uma KAON e eu mostrei-lhe uma gravação da má qualidade de imagem da TVI quando dá filmes à noite (bastante chuva até mesmo nos créditos do filme) e ele me garantiu que os 4 canais nacionais são captados através de uma simples antena analógica como se fazia em tempos atrás! As sombras da SIC foram corrigidas porque eles mecheram na antena! A fraca qualidade dos canais SIC Radical e MGM (palavras dele) é devido ao facto de o sinal já chega bastante fraco nos receptores da Cabovisão. Aqui fica a minha pergunta...que também a fiz ao próprio...se a TDT já existe, para quando é que irão receber as emissões dos 4 canais de forma digital? No relatório ele escreveu os problemas que eu tenho sentido...como os "quadradinhos" na imagem...tendo um nível de sinal de 79% e qualidade a 100%...a chuva na SIC e TVI (mais acentuada na TVI) Vamos ver o que acontece daqui por dois meses..ou dois anos!

Boas.

Como procedeste a esta troca de box? A thomson apresentava problemas? A substituição foi gratuita?

Cumprimentos e obrigado.

MensagemEnviado: 24 Jun 2010 16:01 

Chatiei bastante na página do Facebook deles...disse mal da Cabovisão pra caraças...e depois eles mandar me mensagem privada pedindo o meu número de cliente para verificarem a minha situação...na resposta a essa mensagem, eu desabafei (neste caso de forma construtiva) todo o meu desagrado referindo todos os pontos fracos...um deles...o facto do grande atraso em ter uma actualização para as box's Thomson! No dia seguinte alguém da área técnica ligou pra mim e agendou a visita de um técnico Cabovisão (não Fibnet) ao local...neste caso a minha casa. Ele veio munido de uma nova KAON e antes da instalação da box ainda esteve a medir os sinais com um aparelhómetro que eles têm. Quando falei ao telefone com o senhor da área técnica, ele garantiu-me ser gratúita a troca da box devido à situação que reportei.

MensagemEnviado: 25 Jun 2010 02:15 

Bitrate de canais, sombras, antenas, TDT, descodificadores, Facebook, opções do comando... Tudo no mesmo tópico...

Já agora... Não querem falar de Sopa da Pedra, não?

Mais um assunto, menos um...

Imagem

MensagemEnviado: 25 Jun 2010 11:39 

VIRIATUM Escreveu:
Bitrate de canais, sombras, antenas, TDT, descodificadores, Facebook, opções do comando... Tudo no mesmo tópico...

Já agora... Não querem falar de Sopa da Pedra, não?

Mais um assunto, menos um...

Assim é que eu gosto.... Toca a moralizar os utilizadores do fórum para potenciar a sua participação.

MensagemEnviado: 25 Jun 2010 12:01 

LOOOL! Desculpem....embora isto tenha tudo a ver com Qualidade de imagem...mas nesse caso a conversa teria de ser mudada pro tóptico"Qualidade de imagem"! Sou mesmo burro! Sory!

MensagemEnviado: 25 Jun 2010 12:17 

VPinho Escreveu:
LOOOL! Desculpem....embora isto tenha tudo a ver com Qualidade de imagem...mas nesse caso a conversa teria de ser mudada pro tóptico"Qualidade de imagem"! Sou mesmo burro! Sory!

Acho que não deves pedir desculpa!

Parece-me absolutamente normal que durante a discussão de um tema se vá falando de outras coisas relacionada... Se o tema é bitrate, o importante é que contenha posts a falar do assunto, mesmo que alguns deles se desviem ligeiramente do tema.

MensagemEnviado: 25 Jun 2010 13:49 

Ninguém diz o contrário, mas tanta coisa diferente no mesmo tópico e logo concentrada nos primeiros posts, tentem compreender que dificulta a vida a quem venha procurar informação e depois fique confuso com tanta coisa diferente, podendo vir a pensar que está tudo relacionado, quando na realidade não está.

É certo que não morre ninguém por causa disso, mas também não podemos pensar unicamente em nós como assíduos frequentadores do Fórum.

Também há que pensar nos visitantes ocasionais e naqueles que vêm procurar informação específica.

Imagem

MensagemEnviado: 26 Jun 2010 01:19 

VPinho Escreveu:
Acho que já estou a ver o porquê da baixa qualidade! Os canais SD da Cabovisão...nem todos têm a resolução de 720 X 576 ! A grande maioria tem baixas resoluções...como a RTP Memória que transmite a 480 X 576, a DW TV a transmitir a 544 X 576, entre outros que também têm as mesmas resoluções....o facto de ser MPEG2 também faz com que os canais tenham baixa qualidade...os novos canais como Fox Life, MOV, etc... são emitidos em 720 X 576 e por isso a qualidade até é aceitavel...mesmo o AXN SD. Os canais HD pelo que reparei usam o mesmo codec usado pela MEO e pela TDT...o H.264 ! Bem que podiam reestruturar o sistema deles por forma a que todos os canais sejam emitidos a H.264... Já agora...para visionarem essa informação...na box KAON, basta quando estão a ver uma emissão qualquer, carregar no botão amarelo e de seguida no azul.

Sim, confirmo que o que a Cabovisão usa é exactamente igual ao Meo TDT, e até os mesmos bitrates.

8.5 Mbps @ MPEG-4 H.264. Não tenho info do áudio, mas de certeza que não é menos de 224 Kbps (MP3) ou equivalente ao MP3 a menor taxa de compressão. Neste momento o que vêm na Meo TDT são canais SD a 5-5.5 Mbps, logo não admira que a qualidade esteja muito boa...! (o canal HD tá desactivado)

Façam-me um favor, conseguem confirmar que as boxes Thomson que tinham capacidade para até 80 horas, as primeiras tinham 160 GB? É que se formos por aí, eu consigo achar o bitrate da Cabovisão em SD!

MensagemEnviado: 26 Jun 2010 01:26 

OK, finalmente consegui achar o bitrate em SD. Pensem comigo.

160 GB são, arredondando e tomando em conta o espaço ocupado pelo sistema, 160.000 MB.
80 horas são 4800 minutos.

Dividindo 160000/4800 = 33,3(3) MB/min.
Ora dividindo isto por 60 segundos, dá 0,55 MB/s. Mas existe uma conversão á razão de 1 para 8, respectivamente de MB/s para Mbps.
Multiplicando 0,55 MB/s por 8, ficamos com o resultado de 4,4 Mbps de taxa mínima, e realço mínima, de bitrate. Resta saber se é em MPEG-2 ou MPEG-4.

E mais: esses problemas de sinal muitas vezes podem ser, ou sinal a mais, ou sinal a menos, ou cablagens danificadas. Verifiquem isso. Nos primeiros dois casos, a culpa é da Cabovisão, no último é da casa/estado da casa sendo imputado ao cliente...

MensagemEnviado: 26 Jun 2010 01:43 

Isto foi no início da Cabovisão Digital, que foi lançada em MPEG-2, daí a baixa qualidade inicial.

Agora com as boxes Kaon 250 GB, a história é outra, senão reparem.

Assumimos novamente que 250 GB são 250.000 MB.
E que 260 horas (o máximo) são 15.600 minutos.

Dividindo 250000/15600 dá 16,025 MB/min. (aprox.)
Se dividirmos isso por 60 segundos, dá 0,267 MB/s (aprox.) mas existe a tal conversão de 1 para 8.
Se multiplicarmos 0,267 MB/s por 8 ficamos com o resultado de 2,136 Mbps de taxa mínima de bitrate.

Agora, comparem lá com a taxa inicial. 2*2,136 = 4,272 Mbps. O que eu referi anteriormente é que a taxa inicial era de 4,4 Mbps. Logo, teve de haver uma passagem de MPEG-2 para MPEG-4 para reduzir a bitrate em sensivelmente metade, e aumentar para o dobro as horas de gravação. Isto fica mais apoiado principalmente porque o rácio de diminuição de bitrate, para igual qualidade, de MPEG-2 para MPEG-4, não é bem de 1 para 2.

Logo, a Cabovisão usa actualmente no mínimo cerca de 2 Mbps para SD em MPEG-4 e teve de fazer essa conversão na sua rede. Daí a relativa falta de canais (falta de espaço nas células, eles não são como a Zon que vai lançando aos bochechos e com defeitos), no início da Cabovisão Digital, e até há pouco tempo. Tudo trabalho de fundo.

E queria apenas corrigir uma coisa. Os canais HD têm 6 Mbps e não 8.5 Mbps como tinha dito em cima. Pelo facto peço as minhas desculpas. ;)

TFP

MensagemEnviado: 26 Jun 2010 13:35 

linxtuga Escreveu:
Isto foi no início da Cabovisão Digital, que foi lançada em MPEG-2, daí a baixa qualidade inicial.

Agora com as boxes Kaon 250 GB, a história é outra, senão reparem.

Assumimos novamente que 250 GB são 250.000 MB.
E que 260 horas (o máximo) são 15.600 minutos.

Dividindo 250000/15600 dá 16,025 MB/min. (aprox.)
Se dividirmos isso por 60 segundos, dá 0,267 MB/s (aprox.) mas existe a tal conversão de 1 para 8.
Se multiplicarmos 0,267 MB/s por 8 ficamos com o resultado de 2,136 Mbps de taxa mínima de bitrate.

Agora, comparem lá com a taxa inicial. 2*2,136 = 4,272 Mbps. O que eu referi anteriormente é que a taxa inicial era de 4,4 Mbps. Logo, teve de haver uma passagem de MPEG-2 para MPEG-4 para reduzir a bitrate em sensivelmente metade, e aumentar para o dobro as horas de gravação. Isto fica mais apoiado principalmente porque o rácio de diminuição de bitrate, para igual qualidade, de MPEG-2 para MPEG-4, não é bem de 1 para 2.

Logo, a Cabovisão usa actualmente no mínimo cerca de 2 Mbps para SD em MPEG-4 e teve de fazer essa conversão na sua rede. Daí a relativa falta de canais (falta de espaço nas células, eles não são como a Zon que vai lançando aos bochechos e com defeitos), no início da Cabovisão Digital, e até há pouco tempo. Tudo trabalho de fundo.

E queria apenas corrigir uma coisa. Os canais HD têm 6 Mbps e não 8.5 Mbps como tinha dito em cima. Pelo facto peço as minhas desculpas. ;)

TFP

Mas os canais em SD continuam a ser emitidos em MPEG-2, como podes ver na imagem em baixo e consultar no teu descodificador, se tiveres a box KAON.

Imagem

Abraço
JC

MensagemEnviado: 26 Jun 2010 14:22 

hmm... Então o que deve acontecer é, na gravação, a box converter de MPEG-2 para MPEG-4. É a única coisa que estou a ver, já que operadores que operam também com o MPEG-4 oferecem capacidades semelhantes - veja-se o exemplo do Meo, que transmite em MPEG-4 VC1...

MensagemEnviado: 28 Jun 2010 15:22 

Não creio que a box converta pra MPEG4! Acho que a box grava exactamente como a emissão está a decorrer, já pra não falar que as boxes KAON gravam até 3 emissões em tempo real...agora imaginem se a box estivesse ao mesmo tempo a converter essas 3 emissões em MPEG4... Então poderiamos dizer que a box KAON é bem melhor que 2 processadores INTEL XEON Quad-Core! lol!

MensagemEnviado: 28 Jun 2010 18:04 

linxtuga Escreveu:
eles não são como a Zon que vai lançando aos bochechos e com defeitos

O que queres dizer com isto? Eu prefiro a qualidade de imagem do digital ZON do que do Digital Cabovisão! É que MPEG2 tem uma qualidade muito fraca...é a compressão usada nos DVD's, só que para TV's LCD's de grande dimensão...nota-se facilmente os defeitos! Daí a MEO ter melhor qualidade...é comprimido em MPEG4! Já agora...será que o bitrate da ZON é maior ou menor?

MensagemEnviado: 28 Jun 2010 23:56 

Registado: 14 Jul 2009 00:39
algum de voces a box KAON e costume encravar as evzes quandos se muda muito de canal, aparecendo o logo da cabovcisao no ecra inteiro durante uns segudnos?

MensagemEnviado: 29 Jun 2010 00:23 
BANIDO

Registado: 25 Jan 2009 00:13
ISP: nulo
ISP 2: nulo
Acesso 2: nulo
sam Escreveu:
algum de voces a box KAON e costume encravar as evzes quandos se muda muito de canal, aparecendo o logo da cabovcisao no ecra inteiro durante uns segudnos?

sim acontece também,
já agora quando escreves depressa tenta corrigir as trocas de letras, a mim acontece muito mas tento corrigir ao máximo mas porque tenho activo a verificação ortográfica

Página 1 de 2 [ 35 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Fuso horário: Europa/Lisboa [ Horário de Verão activo ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: