linxtuga Escreveu:
VPinho Escreveu:
linxtuga Escreveu:
eles não são como a Zon que vai lançando aos bochechos e com defeitos
O que queres dizer com isto? Eu prefiro a qualidade de imagem do digital ZON do que do Digital Cabovisão! É que MPEG2 tem uma qualidade muito fraca...é a compressão usada nos DVD's, só que para TV's LCD's de grande dimensão...nota-se facilmente os defeitos! Daí a MEO ter melhor qualidade...é comprimido em MPEG4! Já agora...será que o bitrate da ZON é maior ou menor?
Referia-me á box em si e não a qualidade de imagem. A da Zon é muito boa, concordo. E o bitrate é superior. Salvo erro, operam em MPEG-2 mas na powerbox velhinha aparecia a informação "6.85 Mbps MPEG-2", em SD, pelo que deduzo que este é o bitrate.
Há quem se queixe de inúmeras coisas na box da Zon: bloqueios, macroblocos, falta de qualidade, sem videoclube nem epg, etc, etc, etc. Pessoalmente nunca pude presenciar isso.
Eu já e não raras vezes.
Fora o facto dos clientes fora de Lisboa e porto que têm menos 20 e tal canais e pagam o mesmo que os outros clientes que os têm. Ou seja... Triplamente mau!
1º porque não têm os canais nas restantes zonas de cobertura
2º porque benefeciam uns clientes enquanto prejudicam a maioria
3º porque há zonas onde o VOD nem existe, já para não falar nas que existe mas não funciona
No que toca ao bitrate, pode ser esse ou não, mas isso não quer dizer nada.
Anteriormente o SmarTV do Clix precisava no mínimo de 5Mbps, para gravar precisava de 8Mbps (e isto aínda antes do HD). Actualmente o mínimo está nos 3Mbps para SD e 5Mbps para HD. O serviço não é fornecido a quem só consiga ter abaixo de 12Mbps de sincronismo.
Quanto menor o bitrate, todavia, melhor, isto porque significa que se recebe os dados muito mais rapidamente, o que também implica menos tempo de processamento dos dados (áudio e vídeo), o que se traduz em menor probabilidade de perda de pacotes, menor desfazamento, etc.
Nem sempre Mais significa Melhor, às vezes é precisamente o contrário.
O que importa é a forma como a compressão é feita, ou seja do perfil e nível que é usado nessa mesma compressão.
Um sítio onde se pode ficar a compreender melhor o que quero dizer com o tipo de compressão usada é em
http://www.fazendovideo.com.br/vtsin6.asp (apesar do Portugaleiro e da necessidade de tradução para Português).
Também... Nem sempre uma maior compressão significa um maior bitrate. Depende da quantidade de dados no stream, o que se vai traduzir na maior ou menor necessidade de largura de banda para esse stream e para o processamento do sinal.
Talvez que seja por isso que quando um determinado formato ultrapasse um certo limite, então o formato usado passe a ser outro. Como de MPEG2 para MPEG4, por exemplo.
Isto também não quer dizer que MPEG4 seja melhor que MPEG2... Há por aí muito conteúdo em MPEG4 que se vê muito mellhor em MPEG2...
Isto é tudo muito relativo.