|
Data/Hora: 25 Abr 2026 10:36
|
 |
|
 |
|
| Autor |
Mensagem |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em CASTELHANO  Enviado: 31 Mai 2009 23:32 |
Registado: 23 Jan 2009 22:18 Mensagens: 8427 Localização: Portugal no Seu Todo PluriContinental!!!
ISP: Kanguru
Acesso: WCDMA
ISP 2: CMAVV
Acesso 2: WiFi
|
|
Pois, mas eu não posso adivinhar o que queres dizer, só posso interpretar aquilo que dizes.
Se eu pudesse adivinhar, há muito que eu seria um dos "excêntricos" criados todas as semanas, ou seja, já me teria saído o EuroMilhões, eheheheheh.
Realmente, eu não tenho a certeza se eles monitorizam ou não, mas se não monitorizam, deveriam monitorizar, até para terem a garantia de que aquilo que contrataram é aquilo que está a ser servido.
Nesse caso, manisfestamente, não está!
E como não está, a Cabovisão está a ser prejudicada.
Aliás, duplamente prejudicada. Prejudicada porque está a receber algo diferente do que contratou e porque está a disponibilizar a coisa errada aos clientes, que também não acham piada nenhuma nem ficam satisfeitos com a situação.
_________________ Viriatum Terrorem Romanus Est http://noticiasultimahora.blogspot.com O Cultivo da Mente, aliado à Colheita do Corpo, é o Alimento do Espírito!
 A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!
|
|
|
|
 |
|
ricardojcampos
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em espanhol  Enviado: 07 Jun 2009 23:26 |
| BANIDO |
 |
Registado: 25 Jan 2009 00:13 Mensagens: 742 Localização: Alcácer do Sal
ISP: nulo
Acesso: Cabo
ISP 2: nulo
Acesso 2: nulo
|
|
Bem já reclamei novamente na quinta feira e continuam as legendas em espanhol já não sei o que fazer, só se pedir uma redução na factura
_________________ Saudações Benfiquistas
|
|
|
|
 |
|
ricardojcampos
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em CASTELHANO  Enviado: 10 Jun 2009 23:48 |
| BANIDO |
 |
|
VIRIATUM Escreveu: Se calhar é mesmo o canal que não gosta de ti.
Continuas a chamar nomes à língua e os tipos, só para chatear, toma lá disto! eheheheh e tu insistes que não é espanhol o que se fala em Espanha, para mim os outros são dialectos
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em CASTELHANO  Enviado: 10 Jun 2009 23:57 |
Registado: 23 Jan 2009 22:18 Mensagens: 8427 Localização: Portugal no Seu Todo PluriContinental!!!
|
ricardojcampos Escreveu: VIRIATUM Escreveu: Se calhar é mesmo o canal que não gosta de ti.
Continuas a chamar nomes à língua e os tipos, só para chatear, toma lá disto! eheheheh e tu insistes que não é espanhol o que se fala em Espanha, para mim os outros são dialectos Não sou eu que insisto... É a realidade e é o que consta da Filologia, ou seja, é CIENTÍFICO! Espanhol é uma Nacionalidade, não é uma Língua! Pela tua lógica, se por acaso houvesse uma reedição de uma "União Ibérica", o Português também seria um dialecto, não?
_________________ Viriatum Terrorem Romanus Est http://noticiasultimahora.blogspot.com O Cultivo da Mente, aliado à Colheita do Corpo, é o Alimento do Espírito!
 A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!
|
|
|
|
 |
|
ricardojcampos
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em CASTELHANO  Enviado: 11 Jun 2009 00:06 |
| BANIDO |
 |
|
VIRIATUM Escreveu: ricardojcampos Escreveu: VIRIATUM Escreveu: Se calhar é mesmo o canal que não gosta de ti.
Continuas a chamar nomes à língua e os tipos, só para chatear, toma lá disto! eheheheh e tu insistes que não é espanhol o que se fala em Espanha, para mim os outros são dialectos Não sou eu que insisto... É a realidade e é o que consta da Filologia, ou seja, é CIENTÍFICO! Espanhol é uma Nacionalidade, não é uma Língua! Pela tua lógica, se por acaso houvesse uma reedição de uma "União Ibérica", o Português também seria um dialecto, não? Não, haviam 2 línguas ibéricas: o português e o espanhol e as outras maneiras de falar é que seriam dialectos mas o que interessa aqui é o facto de não aparecerem as legendas em português
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em CASTELHANO  Enviado: 11 Jun 2009 00:19 |
|
ricardojcampos Escreveu: e tu insistes que não é espanhol o que se fala em Espanha, para mim os outros são dialectos Não sou eu que insisto... É a realidade e é o que consta da Filologia, ou seja, é CIENTÍFICO! Espanhol é uma Nacionalidade, não é uma Língua! Pela tua lógica, se por acaso houvesse uma reedição de uma "União Ibérica", o Português também seria um dialecto, não?[/quote] Não, haviam 2 línguas ibéricas: o português e o espanhol e as outras maneiras de falar é que seriam dialectos mas o que interessa aqui é o facto de não aparecerem as legendas em português[/quote] Exactamente. Não aparecem em Português porque aparecem em Castelhano. Mas isso aínda não está resolvido? Passado tanto tempo? Mas que raio é que andam a fazer???
|
|
|
|
 |
|
ricardojcampos
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em CASTELHANO  Enviado: 11 Jun 2009 00:37 |
| BANIDO |
 |
|
VIRIATUM Escreveu: Exactamente.
Não aparecem em Português porque aparecem em Castelhano.
Mas isso aínda não está resolvido?
Passado tanto tempo?
Mas que raio é que andam a fazer??? não sei, já estou a ficar farto dizem que vão verificar a situação
|
|
|
|
 |
|
helycro
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em espanhol  Enviado: 11 Jun 2009 02:13 |
| BANIDO |
 |
Registado: 22 Mai 2009 01:18 Mensagens: 6
|
|
de facto também verifico essa mesma situação,e já há muito tempo...mas nunca reclamei, porque pensei que era algo que a cabovisão não teria o poder de resolver.
|
|
|
|
 |
|
kimcarvalho
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em espanhol  Enviado: 11 Jun 2009 05:56 |
Registado: 16 Fev 2009 19:06 Mensagens: 195 Localização: Elvas city
|
Bons dias! Por aqui igualmente aparecem as ditas legendas em espanhol  . Enfim pelo menos acabaram com os anúncios da zon nestes canais!! Acho que foi por isso mesmo que adoptaram estas emissões, o áudio é o nosso mas o vídeo deve ser o mesmo que é transmitido para os operadores espanhóis. Quanto à questão da língua espanhola, é com prazer que posso indicar ao colega Viriatum, que os dois termos: castelhano e espanhol são aceites, mas a tendência é para que o castelhano seja referente à antiga língua que se falava na zona da Castilla primitiva e o espanhol seja referente à língua que se fala em Espanha e nos países da América Latina. Paralelamente a isto, o que se tem como aceite é rotular a língua como castelhano perante as outras línguas autonómicas (Vasco, Galego, Catalão, Valenciano, etc) e perante o mundo como espanhol. Dúvidas?  Siga-se o seguinte link, que está lá tudo muito bem explicado: http://culturitalia.uibk.ac.at/hispanoteca/Lexikon%20der%20Linguistik/c/CASTELLANO%20o%20ESPA%C3%91OL.htmAgora na minha opinião pessoal, e não esquecendo o super-orgulho espanhol, eles defendem a designação da língua espanhola porque é uma forma de demonstração da sua grandeza e superioridade perante os outros hispano-parlantes!  E desculpem lá o off-topic, mas não fui eu que o levantei. E a fim de aportar alguma luz sobre este assunto sempre tão confuso para muitos portugueses, dei o meu modesto e claro contributo. Um abraço.
|
|
|
|
 |
|
topogigio
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em espanhol  Enviado: 11 Jun 2009 10:28 |
| Fundador |
 |
Registado: 23 Jan 2009 19:31 Mensagens: 399 Localização: Sobreda
|
|
Mas isso das legendas é em todo o lado! Se forem ao forum da ZON vão lá ver reportada a mesma situação!
|
|
|
|
 |
|
ricardojcampos
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em espanhol  Enviado: 12 Jun 2009 16:40 |
| BANIDO |
 |
|
|
pois é ontem já vi umas legendas em português no história, mas com um senão, estão com um fundo preto opaco por cima das espanholas (obrigado kimcarvalho, pela dica vou ler) por isso perde-se um pouco da imagem, mas pelo menos os caracteres são maiores amigos reclamem como eu para sermos mais pois não podemos estar á espera que eles resolvam as coisas sem que nós os pressionemos.
p.s. estava agora mesmo a ver no história (16:40)
|
|
|
|
 |
|
ricardojcampos
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em espanhol  Enviado: 12 Jun 2009 16:53 |
| BANIDO |
 |
|
kimcarvalho Escreveu: Bons dias! Por aqui igualmente aparecem as ditas legendas em espanhol  . Enfim pelo menos acabaram com os anúncios da zon nestes canais!! Acho que foi por isso mesmo que adoptaram estas emissões, o áudio é o nosso mas o vídeo deve ser o mesmo que é transmitido para os operadores espanhóis. Quanto à questão da língua espanhola, é com prazer que posso indicar ao colega Viriatum, que os dois termos: castelhano e espanhol são aceites, mas a tendência é para que o castelhano seja referente à antiga língua que se falava na zona da Castilla primitiva e o espanhol seja referente à língua que se fala em Espanha e nos países da América Latina. Paralelamente a isto, o que se tem como aceite é rotular a língua como castelhano perante as outras línguas autonómicas (Vasco, Galego, Catalão, Valenciano, etc) e perante o mundo como espanhol. Dúvidas?  Siga-se o seguinte link, que está lá tudo muito bem explicado: http://culturitalia.uibk.ac.at/hispanoteca/Lexikon%20der%20Linguistik/c/CASTELLANO%20o%20ESPA%C3%91OL.htmAgora na minha opinião pessoal, e não esquecendo o super-orgulho espanhol, eles defendem a designação da língua espanhola porque é uma forma de demonstração da sua grandeza e superioridade perante os outros hispano-parlantes!  E desculpem lá o off-topic, mas não fui eu que o levantei. E a fim de aportar alguma luz sobre este assunto sempre tão confuso para muitos portugueses, dei o meu modesto e claro contributo. Um abraço. é pena estar em ESPANHOL mas dá para entender só o que muda são as moscas...
|
|
|
|
 |
|
helycro
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em espanhol  Enviado: 13 Jun 2009 23:14 |
| BANIDO |
 |
Registado: 22 Mai 2009 01:18 Mensagens: 6
|
|
já vi legendas em português no canal história, mas como ja disseram aqui estão em fundo preto.fiquem bem.
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em CASTELHANO  Enviado: 14 Jun 2009 22:03 |
|
kimcarvalho Escreveu: Bons dias! Por aqui igualmente aparecem as ditas legendas em espanhol  . Enfim pelo menos acabaram com os anúncios da zon nestes canais!! Acho que foi por isso mesmo que adoptaram estas emissões, o áudio é o nosso mas o vídeo deve ser o mesmo que é transmitido para os operadores espanhóis. Quanto à questão da língua espanhola, é com prazer que posso indicar ao colega Viriatum, que os dois termos: castelhano e espanhol são aceites, mas a tendência é para que o castelhano seja referente à antiga língua que se falava na zona da Castilla primitiva e o espanhol seja referente à língua que se fala em Espanha e nos países da América Latina. Paralelamente a isto, o que se tem como aceite é rotular a língua como castelhano perante as outras línguas autonómicas (Vasco, Galego, Catalão, Valenciano, etc) e perante o mundo como espanhol. Dúvidas?  Siga-se o seguinte link, que está lá tudo muito bem explicado: http://culturitalia.uibk.ac.at/hispanoteca/Lexikon%20der%20Linguistik/c/CASTELLANO%20o%20ESPA%C3%91OL.htmAgora na minha opinião pessoal, e não esquecendo o super-orgulho espanhol, eles defendem a designação da língua espanhola porque é uma forma de demonstração da sua grandeza e superioridade perante os outros hispano-parlantes!  E desculpem lá o off-topic, mas não fui eu que o levantei. E a fim de aportar alguma luz sobre este assunto sempre tão confuso para muitos portugueses, dei o meu modesto e claro contributo. Um abraço. Ok, separando as águas... A questão das legendas em Castelhano e o "desaparecimento" da publicidade relativa à TVCabo é simplesmente devido a essa questão tão simples como o sinal que está a ser distribuído à Cabovisão estar a ser o sinal de emissão em Castelhano em vez do sinal de emissão em Português! A TVCabo tem de disponibilizar o sinal que está contratado, ou seja, o sinal de emissão em Português! É tão simples quanto isto! No que toca à matéria do Castelhano... A primeira vez que se ouviu falar em Espanhol como designação linguística, foi no primeiro terço do Séc XX (aínda antes da vitória do Franco), em que era difundida a idéia da criação do Estado Espanhol, com uma língua Espanhola, como resultado do Imperialismo Castelhano. Isso não invalida o facto dessa língua ser cientificamente denomidada de Castelhano. Vejamos o caso do Latim... De onde vem o termo "Latim" em termos de denominação linguística? Tem alguma coisa a ver com Roma? Tem alguma coisa a ver com Itália? Se calhar até tem... O Latim era uma língua falada na região do Lácio (Latium, em Latim), que era uma região central de Itália, onde estava incluída a cidade de Roma. Será que a equipa denominada de Lazio (Societá Sportiva Lazio) de Roma é alheia a isto? Claro que não! Mas mais línguas eram faladas na actual Itália do que o Latim. Tal como continuam a ser. Continua a existir o Siciliano, o Florentino, o Veneziano, etc. O próprio Sardinês ou Sardinense (falado na Sardenha, actualmente sob administração da frança) continuam a existir como língua. Tal como houve outras línguas que simplesmente morreram ou apenas têm algumna existência residual. http://www.lendo.org/a-origem-do-latim/Tal como o Catalão, Galego, Lianês, Basco, etc, em Espanha, que continuam a ser línguas que se falam em Espanha e tal como o Mirandês que é a segunda Língua Oficial de Portugal, apenas se prova que há uma língua maioritária que acaba por ser adoptada a nível Oficial/Nacional. Agora, daí, até lhe trocarem a designação científica vai uma enorme distância! Comparando com outras coisas, um cego não deixa de ser cego nem passa a ver só que porque alguns "iluminados" passam a referir-se a ele como "invisual" ou como tendo "deficiências visuais". O resultado final é o mesmo... Não consegue ver. Ora se não consegue ver... É cego! Mais... Se formos pela simples lógica de que o que se fala em Espanha é Espanhol, temos de dizer que o que se fala nos EUA é Americano, que o que se fala no Brasil é Brasileiro, que o que se fala na Argentina é Argentino, que o que se fala no Liechtenstein é Liechtensteiniano e por aí em diante, quando sabemos muito bem que não é assim! Não é por nada que existe uma CIÊNCIA chamada Filologia! É a CIÊNCIA que estuda as línguas e a evolução linguística. Nós sabemos também que, não raras vezes, os políticos (quase sempre politiqueiros que mais não fazem do que politiquice!) bem querem desmentir a Ciência, tal como os tipos ligados ao Vaticano e à religião (seja ela qual fôr), seja por medo ou por interesse. Mas também sabemos que 2+2=4, porque está cientificamente provado. E se uma Ciência diz que algo é assim, só porque alguém resolve chamar-lhe outra coisa então o critério de denominação científicas deixam de contar e ser relevadas? Não me parece! Portanto, as legendas estão em Castelhano e não Espanhol, já que o Espanhol não é mais do que uma Nacionalidade. É simples!
|
|
|
|
 |
|
ricardojcampos
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em CASTELHANO  Enviado: 16 Jun 2009 02:02 |
| BANIDO |
 |
|
VIRIATUM Escreveu: kimcarvalho Escreveu: Bons dias! Por aqui igualmente aparecem as ditas legendas em espanhol  . Enfim pelo menos acabaram com os anúncios da zon nestes canais!! Acho que foi por isso mesmo que adoptaram estas emissões, o áudio é o nosso mas o vídeo deve ser o mesmo que é transmitido para os operadores espanhóis. Quanto à questão da língua espanhola, é com prazer que posso indicar ao colega Viriatum, que os dois termos: castelhano e espanhol são aceites, mas a tendência é para que o castelhano seja referente à antiga língua que se falava na zona da Castilla primitiva e o espanhol seja referente à língua que se fala em Espanha e nos países da América Latina. Paralelamente a isto, o que se tem como aceite é rotular a língua como castelhano perante as outras línguas autonómicas (Vasco, Galego, Catalão, Valenciano, etc) e perante o mundo como espanhol. Dúvidas?  Siga-se o seguinte link, que está lá tudo muito bem explicado: http://culturitalia.uibk.ac.at/hispanoteca/Lexikon%20der%20Linguistik/c/CASTELLANO%20o%20ESPA%C3%91OL.htmAgora na minha opinião pessoal, e não esquecendo o super-orgulho espanhol, eles defendem a designação da língua espanhola porque é uma forma de demonstração da sua grandeza e superioridade perante os outros hispano-parlantes!  E desculpem lá o off-topic, mas não fui eu que o levantei. E a fim de aportar alguma luz sobre este assunto sempre tão confuso para muitos portugueses, dei o meu modesto e claro contributo. Um abraço. Ok, separando as águas... A questão das legendas em Castelhano e o "desaparecimento" da publicidade relativa à TVCabo é simplesmente devido a essa questão tão simples como o sinal que está a ser distribuído à Cabovisão estar a ser o sinal de emissão em Castelhano em vez do sinal de emissão em Português! A TVCabo tem de disponibilizar o sinal que está contratado, ou seja, o sinal de emissão em Português! É tão simples quanto isto! No que toca à matéria do Castelhano... A primeira vez que se ouviu falar em Espanhol como designação linguística, foi no primeiro terço do Séc XX (aínda antes da vitória do Franco), em que era difundida a idéia da criação do Estado Espanhol, com uma língua Espanhola, como resultado do Imperialismo Castelhano. Isso não invalida o facto dessa língua ser cientificamente denomidada de Castelhano. Vejamos o caso do Latim... De onde vem o termo "Latim" em termos de denominação linguística? Tem alguma coisa a ver com Roma? Tem alguma coisa a ver com Itália? Se calhar até tem... O Latim era uma língua falada na região do Lácio (Latium, em Latim), que era uma região central de Itália, onde estava incluída a cidade de Roma. Será que a equipa denominada de Lazio (Societá Sportiva Lazio) de Roma é alheia a isto? Claro que não! Mas mais línguas eram faladas na actual Itália do que o Latim. Tal como continuam a ser. Continua a existir o Siciliano, o Florentino, o Veneziano, etc. O próprio Sardinês ou Sardinense (falado na Sardenha, actualmente sob administração da frança) continuam a existir como língua. Tal como houve outras línguas que simplesmente morreram ou apenas têm algumna existência residual. http://www.lendo.org/a-origem-do-latim/Tal como o Catalão, Galego, Lianês, Basco, etc, em Espanha, que continuam a ser línguas que se falam em Espanha e tal como o Mirandês que é a segunda Língua Oficial de Portugal, apenas se prova que há uma língua maioritária que acaba por ser adoptada a nível Oficial/Nacional. Agora, daí, até lhe trocarem a designação científica vai uma enorme distância! Comparando com outras coisas, um cego não deixa de ser cego nem passa a ver só que porque alguns "iluminados" passam a referir-se a ele como "invisual" ou como tendo "deficiências visuais". O resultado final é o mesmo... Não consegue ver. Ora se não consegue ver... É cego! Mais... Se formos pela simples lógica de que o que se fala em Espanha é Espanhol, temos de dizer que o que se fala nos EUA é Americano, que o que se fala no Brasil é Brasileiro, que o que se fala na Argentina é Argentino, que o que se fala no Liechtenstein é Liechtensteiniano e por aí em diante, quando sabemos muito bem que não é assim! Não é por nada que existe uma CIÊNCIA chamada Filologia! É a CIÊNCIA que estuda as línguas e a evolução linguística. Nós sabemos também que, não raras vezes, os políticos (quase sempre politiqueiros que mais não fazem do que politiquice!) bem querem desmentir a Ciência, tal como os tipos ligados ao Vaticano e à religião (seja ela qual fôr), seja por medo ou por interesse. Mas também sabemos que 2+2=4, porque está cientificamente provado. E se uma Ciência diz que algo é assim, só porque alguém resolve chamar-lhe outra coisa então o critério de denominação científicas deixam de contar e ser relevadas? Não me parece! Portanto, as legendas estão em Castelhano e não Espanhol, já que o Espanhol não é mais do que uma Nacionalidade. É simples! desculpa mas a ciência é pela evolução, não é? se não é devia ser e não como os dogmas da igreja, por isso a filologia também se deveria adaptar aos novos tempos, e como passamos do latim para português, francês, italiano, catelhano, também podemos aceitar o brasileiro, o americano, o mexicano etc como sub-línguas, e chamar espanhol ao que se fala em Espanha e na América latina excepto o português brasileiro. Não me afecta nada dar esses nomes pois são nações independentes como nós fomos depois dos romanos, árabes e espanhóis terem sido expulsos como nós fomos do Brasil e restantes colónias... mas em relação ao 2+2=4 é exacto mas a língua não é por isso não serve de comparação 
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em CASTELHANO  Enviado: 16 Jun 2009 02:14 |
|
ricardojcampos Escreveu: desculpa mas a ciência é pela evolução, não é? se não é devia ser e não como os dogmas da igreja, por isso a filologia também se deveria adaptar aos novos tempos, e como passamos do latim para português, francês, italiano, catelhano, também podemos aceitar o brasileiro, o americano, o mexicano etc como sub-línguas, e chamar espanhol ao que se fala em Espanha e na América latina excepto o português brasileiro. Não me afecta nada dar esses nomes pois são nações independentes como nós fomos depois dos romanos, árabes e espanhóis terem sido expulsos como nós fomos do Brasil e restantes colónias... mas em relação ao 2+2=4 é exacto mas a língua não é por isso não serve de comparação  Só que o que difere a Ciência do "politicamente correcto" ou de "correntes de opinião" é precisamente o facto da Ciência ser científica e não mudar as suas verdades até que alguma delas seja provada que é falsa. A teoria do Sol andar à volta da Terra é uma delas. Há muitas mais. Portanto, a Filologia não tem que se adaptar a evoluções, tem apenas, como Ciência que é, de manter a verdade e rigor científico. Caso contrário deixa de haver Ciência, passa apenas a haver o que alguns entendem que hoje é e amanhã já deixa de ser.
|
|
|
|
 |
|
kimcarvalho
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em espanhol  Enviado: 17 Jun 2009 00:15 |
|
Bem...Viriatum o que queres que te diga  Obviamente nada mais tenho a dizer, os dados estão aí. Tu não concordas!, paciência o que se pode fazer… Uma coisa é o que nós opinamos e achamos que devia ser, outra é o que as coisas são. Tu montas e desmontas, utilizas a lógica, dás voltas e mais voltas, usas comparativos, etc e tal...  Mas as coisas são como são. E o espanhol é de facto a designação da língua dos hispano-parlantes, é oficial e ponto!  E pedindo desculpa pelo super-off-topic  , aqui lhes deixo este link da " ASALE - Asociación de Academias de Lengua Española". Não é num tom provocante, até porque não há dúvida nenhuma (há um discordar do que oficialmente foi adoptado e nada mais  ), simplesmente é para se ver que até os outros hispano-parlantes aderiram à designação da língua espanhola: ASALEQuanto ao tema propriamente dito, o que tenho visto no Canal História, é uma mistura de legendagem em português e legendagem em espanhol. E isto num mesmo documentário
|
|
|
|
 |
|
ricardojcampos
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em CASTELHANO  Enviado: 17 Jun 2009 11:12 |
| BANIDO |
 |
|
VIRIATUM Escreveu: ricardojcampos Escreveu: desculpa mas a ciência é pela evolução, não é? se não é devia ser e não como os dogmas da igreja, por isso a filologia também se deveria adaptar aos novos tempos, e como passamos do latim para português, francês, italiano, catelhano, também podemos aceitar o brasileiro, o americano, o mexicano etc como sub-línguas, e chamar espanhol ao que se fala em Espanha e na América latina excepto o português brasileiro. Não me afecta nada dar esses nomes pois são nações independentes como nós fomos depois dos romanos, árabes e espanhóis terem sido expulsos como nós fomos do Brasil e restantes colónias... mas em relação ao 2+2=4 é exacto mas a língua não é por isso não serve de comparação  Só que o que difere a Ciência do "politicamente correcto" ou de "correntes de opinião" é precisamente o facto da Ciência ser científica e não mudar as suas verdades até que alguma delas seja provada que é falsa. A teoria do Sol andar à volta da Terra é uma delas. Há muitas mais. Portanto, a Filologia não tem que se adaptar a evoluções, tem apenas, como Ciência que é, de manter a verdade e rigor científico. Caso contrário deixa de haver Ciência, passa apenas a haver o que alguns entendem que hoje é e amanhã já deixa de ser. tens de saber separar o que são ciências exactas e não exactas, porque o 2+2 é e há-de ser sempre igual a quatro (a não ser se a conta esteja errada) e farmácia já foi pharmácia e hoje escreve-se H...
|
|
|
|
 |
|
ricardojcampos
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em espanhol  Enviado: 17 Jun 2009 11:19 |
| BANIDO |
 |
|
|
já agora pensem lá bem que ciência é esta que não é capaz de acabar ou ir acabando com a confusão de letras dos 2 ss -- ç -- c e q
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em espanhol  Enviado: 19 Jun 2009 03:21 |
|
kimcarvalho Escreveu: Bem...Viriatum o que queres que te diga  Obviamente nada mais tenho a dizer, os dados estão aí. Tu não concordas!, paciência o que se pode fazer… Uma coisa é o que nós opinamos e achamos que devia ser, outra é o que as coisas são. Tu montas e desmontas, utilizas a lógica, dás voltas e mais voltas, usas comparativos, etc e tal...  Mas as coisas são como são. E o espanhol é de facto a designação da língua dos hispano-parlantes, é oficial e ponto!  E pedindo desculpa pelo super-off-topic  , aqui lhes deixo este link da " ASALE - Asociación de Academias de Lengua Española". Não é num tom provocante, até porque não há dúvida nenhuma (há um discordar do que oficialmente foi adoptado e nada mais  ), simplesmente é para se ver que até os outros hispano-parlantes aderiram à designação da língua espanhola: ASALEQuanto ao tema propriamente dito, o que tenho visto no Canal História, é uma mistura de legendagem em português e legendagem em espanhol. E isto num mesmo documentário Uma mentira lá por ser repetida 500 000 vezes não a torna verdade apenas por ser repetida... Assim como o falso também não se torna verdadeiro...
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em CASTELHANO  Enviado: 19 Jun 2009 03:23 |
|
ricardojcampos Escreveu: já agora pensem lá bem que ciência é esta que não é capaz de acabar ou ir acabando com a confusão de letras dos 2 ss -- ç -- c e q Só há confusão para quem não sabe escrever correctamente. É por isso que inventam estas coisas tipo "Acordo Ortográfico", que é tipo uma vingança contra aqueles que escrevem correctamente, para os obrigar a escrever mal, enquanto os que escrevem mal ficam a escrever bem! Para mim, NÃO! Obrigado! Já agora... Eu tenho disponível para esses canais 2 opções. Português e Castelhano. Posso activar aquela que pretender sem que o conteúdo se perca. A alteração é imediata.
|
|
|
|
 |
|
kimcarvalho
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em espanhol  Enviado: 19 Jun 2009 19:48 |
|
VIRIATUM Escreveu: kimcarvalho Escreveu: Bem...Viriatum o que queres que te diga  Obviamente nada mais tenho a dizer, os dados estão aí. Tu não concordas!, paciência o que se pode fazer… Uma coisa é o que nós opinamos e achamos que devia ser, outra é o que as coisas são. Tu montas e desmontas, utilizas a lógica, dás voltas e mais voltas, usas comparativos, etc e tal...  Mas as coisas são como são. E o espanhol é de facto a designação da língua dos hispano-parlantes, é oficial e ponto!  E pedindo desculpa pelo super-off-topic  , aqui lhes deixo este link da " ASALE - Asociación de Academias de Lengua Española". Não é num tom provocante, até porque não há dúvida nenhuma (há um discordar do que oficialmente foi adoptado e nada mais  ), simplesmente é para se ver que até os outros hispano-parlantes aderiram à designação da língua espanhola: ASALEQuanto ao tema propriamente dito, o que tenho visto no Canal História, é uma mistura de legendagem em português e legendagem em espanhol. E isto num mesmo documentário Uma mentira lá por ser repetida 500 000 vezes não a torna verdade apenas por ser repetida... Assim como o falso também não se torna verdadeiro... E podes dizer onde está a mentira? Nós agradecíamos... Não sejas assim, isto não é uma competição a ver que tem razão. Quem fica por cima de quem. Isto é clarificar as coisas, para não induzir os outros em erro. Também há responsabilidades para os que participamos num fórum, digo eu... 
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em CASTELHANO  Enviado: 20 Jun 2009 03:05 |
|
kimcarvalho Escreveu: E podes dizer onde está a mentira? Nós agradecíamos... Não sejas assim, isto não é uma competição a ver que tem razão. Quem fica por cima de quem. Isto é clarificar as coisas, para não induzir os outros em erro. Também há responsabilidades para os que participamos num fórum, digo eu...  Quantas mentiras desse tipo queres? Foi o Colombo que descobriu a América? Não! Leif Erikson já lá tinha estado no Sec XII! Foi James Cook que descobriu a Austrália? Não! Os Portugueses já lá tinham estado! Guimarães é que é o Berço da Nação? Não! É Arcos de Valdevez! Foi o Recontro de Valdevez que garantiu a Independência Portuguesa e a Fundação do Reino de Portugal e não a Batalha de S. Mamede! Lá porque o Franco (por razões puramente políticas e de ideal Imperialista Castelhano) resolveu mudar o nome à língua isso muda a sua definição científica? Não! Isto não é competição nem querer ficar por cima de ninguém. Muito menos induzir alguém em erro. Pelo contrário, é apenas corrigir os erros que se vão constantemente repetindo e passando por algo que não são! Qual é a responsabilidade de alguém que tem conhecimento de que algo está incorrecto? Não é corrigir? É como a história do História, Odisseia, Biography e outros que aparecem com as legendas em Castelhano... A Cabovisão não sabe que esses canais lhe são fornecidos pela TVCabo? Não sabe que a versão dos canais fornecidos é a errada? Então porque é que não exige que seja fornecida a versão correcta? Isso é que tem de ser feito! E a TVCabo só tem é de o fazer e prontamente, mais nada! É isso que está no contrato, portanto, CUMPRA-O, que é a isso que está obrigada!
|
|
|
|
 |
|
kimcarvalho
|
Assunto da Mensagem: Re: história e Odisseia com legendas em CASTELHANO  Enviado: 20 Jun 2009 16:50 |
|
VIRIATUM Escreveu: kimcarvalho Escreveu: E podes dizer onde está a mentira? Nós agradecíamos... Não sejas assim, isto não é uma competição a ver que tem razão. Quem fica por cima de quem. Isto é clarificar as coisas, para não induzir os outros em erro. Também há responsabilidades para os que participamos num fórum, digo eu...  Quantas mentiras desse tipo queres? Foi o Colombo que descobriu a América? Não! Leif Erikson já lá tinha estado no Sec XII! Foi James Cook que descobriu a Austrália? Não! Os Portugueses já lá tinham estado! Guimarães é que é o Berço da Nação? Não! É Arcos de Valdevez! Foi o Recontro de Valdevez que garantiu a Independência Portuguesa e a Fundação do Reino de Portugal e não a Batalha de S. Mamede! Lá porque o Franco (por razões puramente políticas e de ideal Imperialista Castelhano) resolveu mudar o nome à língua isso muda a sua definição científica? Não! Isto não é competição nem querer ficar por cima de ninguém. Muito menos induzir alguém em erro. Pelo contrário, é apenas corrigir os erros que se vão constantemente repetindo e passando por algo que não são! Qual é a responsabilidade de alguém que tem conhecimento de que algo está incorrecto? Não é corrigir? É como a história do História, Odisseia, Biography e outros que aparecem com as legendas em Castelhano... A Cabovisão não sabe que esses canais lhe são fornecidos pela TVCabo? Não sabe que a versão dos canais fornecidos é a errada? Então porque é que não exige que seja fornecida a versão correcta? Isso é que tem de ser feito! E a TVCabo só tem é de o fazer e prontamente, mais nada! É isso que está no contrato, portanto, CUMPRA-O, que é a isso que está obrigada! Excelente post e grande perspectiva! Sem dúvida que não posso estar mais de acordo contigo! Isso que tão bem referiste é uma realidade, a verdade das coisas (a verdade oficial), nem sempre tem muito a ver com o que oficialmente foi adoptado. O que a deturpa, como sempre, são os interesses do ser humano.  Um abraço!
|
|
|
|
 |
|
|
 |
|
 |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|