Fórum Cabovisão

Fórum Cabovisão
Data/Hora: 04 Jun 2026 11:43

Fuso horário: Europa/Lisboa [ Horário de Verão activo ]

Página 1 de 1 [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: 100 hz
MensagemEnviado: 15 Ago 2009 17:35 

Registado: 15 Ago 2009 16:45
Boas,

Tava na net a procurar sobre se alguem tinha o mesmo problema que eu e descobri este forum o que é ainda melhor.

Assim sendo solicitava o favor de me ajudarem.

A minha televisao é uma samsung serie 5 com 100hz. Quando ligo a box da cabovisao, aparece na televisao 1920 X 1080 i 50hz. Já tive a tentar parametrizar a televisao e a box mas não consigo alterar para os 100hz.

Alguém sabe dizer se a cabovisao só transmite em 50hz, ou se é algum problema com a minha ligação.

Antecipadamente grato.

Assunto da Mensagem: Re: 100 hz
MensagemEnviado: 15 Ago 2009 22:24 

Registado: 05 Jun 2009 06:12
ISP: Cabovisao
Acesso: Cabo
ISP 2: Outro
Acesso 2: WiFi
Boas,

A Cabovisão, bem como as outras operadoras, emitem o sinal a 50Hz. Não se trata de um erro na tua ligação, mas sim uma propriedade da própria emissão. A tua televisão apresenta a característica "100 Hz", que se traduz no seguinte:
os 50 Hz correspondem a 50 "campos" (do inglês field) por segundo. Cada campo é constituído por linhas. Um campo é constituído por só linhas de números ímpares ou de números par, alternadamente. Assim, em cada segundo são exibidos 50 campos, 25 com as linhas ímpares e 25 com as linhas pares, constituído cada conjunto de campo impar+par 1 frame. Esta caractéristica de emissão do video já vem do analógico e tem como principal desvantagem um efeito de arrastamento de um objecto em movimento.
A tua televisão o que faz é duplicar o numero de campos que recebe do sinal e duplica a velocidade que os exibe, diminuindo o efeito de arrastamento.
A informação que surge no ecrã "1920 X 1080 i 50hz" apenas permite indicar que estás a receber uma imagem com 1920 por 1080 pixeis, o "i" indica que é um sinal entrelaçado (logo constituído por campos de linhas ímpares e par) e com uma frequência de amostragem de 50Hz. Esta informação não traduz o que a tua TV vai fazer depois no pós-processamento de imagem que irá mostrar nos tais "100Hz".

MensagemEnviado: 16 Ago 2009 02:15 

Epah muito obrigado. Estou completamente esclarecido (excelente resposta)!

MensagemEnviado: 19 Ago 2009 15:08 
BANIDO

Registado: 25 Jan 2009 00:13
ISP: nulo
Acesso: Cabo
ISP 2: nulo
Acesso 2: nulo
simplesmente:
gostei.

Gostei porque foi uma explicação simples e precisa sobre uma duvida que eu tinha mas que ainda não me tinha lembrado de pedir ajuda e principalmente porque não se notou arrogância nenhuma...

MensagemEnviado: 20 Ago 2009 19:46 

Registado: 25 Jan 2009 15:18
SurfinBirdPT Escreveu:
Boas,

Tava na net a procurar sobre se alguem tinha o mesmo problema que eu e descobri este forum o que é ainda melhor.

Assim sendo solicitava o favor de me ajudarem.

A minha televisao é uma samsung serie 5 com 100hz. Quando ligo a box da cabovisao, aparece na televisao 1920 X 1080 i 50hz. Já tive a tentar parametrizar a televisao e a box mas não consigo alterar para os 100hz.

Alguém sabe dizer se a cabovisao só transmite em 50hz, ou se é algum problema com a minha ligação.

Antecipadamente grato.

A tua samsung serie 5 é mesmo 100 hz?? É que eu penso que somente na serie 6 é que começaram a sair tvs da samsung com 100hz.
A explicação que o pulsar te deu está correcta, agora tenta saber se a tua tv da mesmo 100hz porque a diferença da imagem é notória.

CumpZ

Imagem
REMOVIDO POR PROMOVER CONTEÚDO ILÍCITO

MensagemEnviado: 20 Ago 2009 21:58 

Pois... tens razão, é a LE32B651 da série 6.

MensagemEnviado: 09 Out 2009 05:20 

Registado: 23 Jan 2009 22:18
ISP: Kanguru
Acesso: WCDMA
ISP 2: CMAVV
Acesso 2: WiFi
Bom, dado que já passaram 2 meses sobre o último post e não houve mais qualquer resposta, sendo que a dúvida foi integralmente esclarecida, creio que será melhor encerrar o tópico e voltar a abri-lo, caso se justifique, podendo a sua reabertura ser solicitada à Moderação/Administração.

Imagem
A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!

Página 1 de 1 [ 7 mensagens ] 

Fuso horário: Europa/Lisboa [ Horário de Verão activo ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: