|
Data/Hora: 07 Out 2026 23:02
|
 |
|
 |
|
| Autor |
Mensagem |
|
VuDu
|
Assunto da Mensagem: Re: Tráfego ilimitado: disponível a partir de Março!  Enviado: 13 Mar 2009 21:23 |
Registado: 24 Jan 2009 14:04 Mensagens: 61
|
VIRIATUM Escreveu: A questão do Traffic Shaping não é o de ser ou não ser um monstro, ser ou não ser uma solução.
Devido ao número de abusadores (que como sabes é bem elevado), o Traffic Shaping tem sempre de ser uma solução.
O problema é que é uma má solução!
E é uma má solução porque os ISP's vão sempre pelo caminho mais fácil, que é afectar no Geral e não no Individual!
Se o meu vizinho do lado abusa, porque é que eu tenho de ser afectado, quando não tenho culpa nenhuma dos abusos dele?
Aí é que está o problema!
Restringir o P2P em toda uma área, por causa de 5 ou 6 abusadores crónicos é justo?
Não me parece que seja!!!
Mas se calhar reduzir-lhes (aos abusadores crónicos) o P2P/Torrent/Similar a um máximo de 128kbps ou aínda menos, se calhar já é justo... Digo eu... Mas que alternativas apontas então para esses problemas? Como queres que combatam isso? Limitar quem abusa, já está a ser aplicado. Existe uma politica de utilização aceitavel e até já se ouve dizer que essa utilização aceitavel tem um valo fixo de 200GB/mês (o que, a ser verdade, eu acho ridiculo por ser um valor global e fixo). É claro que essa politica não provoca efeitos imediatos, mas para isso é que existe o TS, para que num dado instante consiga fornecer a melhor qualidade de serviço para uma utilização tipica (não p2p). Reduzir o trafego para uma dada "aplicação" é impossível. Há sempre maneira de dar a volta, porque o trafego pode ser perfeitamente mascarado.
|
|
 |
|
ricardojcampos
|
Assunto da Mensagem: Re: Tráfego ilimitado: disponível a partir de Março!  Enviado: 13 Mar 2009 23:24 |
| BANIDO |
 |
Registado: 25 Jan 2009 00:13 Mensagens: 742 Localização: Alcácer do Sal
ISP: nulo
Acesso: Cabo
ISP 2: nulo
Acesso 2: nulo
|
topogigio Escreveu: Tanto pediram e invejaram o ilimitado da zon e do meo... É sempre a questão de "a galinha do vizinho é sempre melhor que a minha!"... Agora os clientes que invejavam o tal tráfego ilimitado já podem ficar felizes... Mas eu ainda não notei quebra nenhuma...  não é inveja, é justiça. pagar 88€ de tráfego adicional é obra e sabem porquê? porque formatei o disco e refortmatei e refortmatei ... e as actualizações foram-se repetindo e nesse mês (10/2008) não estava a receber avisos e não fui ver a tempo as estatísticas. e a saber que no meu SAPO era ilimitado e na zon e etc o que acham que se pensa nestas alturas? devem pensar que nessa altura de receber a factura pensamos assim: "-ainda bem que tenho de pagar +88€ de tráfego adicional, porque tenho uma net com velocidade fiável"
_________________ Saudações Benfiquistas
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Tráfego ilimitado: disponível a partir de Março!  Enviado: 14 Mar 2009 01:24 |
Registado: 23 Jan 2009 22:18 Mensagens: 8427 Localização: Portugal no Seu Todo PluriContinental!!!
ISP: Kanguru
Acesso: WCDMA
ISP 2: CMAVV
Acesso 2: WiFi
|
VuDu Escreveu: Mas que alternativas apontas então para esses problemas? Como queres que combatam isso? Limitar quem abusa, já está a ser aplicado. Existe uma politica de utilização aceitavel e até já se ouve dizer que essa utilização aceitavel tem um valo fixo de 200GB/mês (o que, a ser verdade, eu acho ridiculo por ser um valor global e fixo). É claro que essa politica não provoca efeitos imediatos, mas para isso é que existe o TS, para que num dado instante consiga fornecer a melhor qualidade de serviço para uma utilização tipica (não p2p).
Reduzir o trafego para uma dada "aplicação" é impossível. Há sempre maneira de dar a volta, porque o trafego pode ser perfeitamente mascarado. É impossível e não é, porque também há maneira de dar a volta, nomeadamente através da "assinatura" do tráfego gerado, ou restringindo o uso de proxies e similares. Bastaria implementar um mecanismo de validação de IP, onde o IP de origem do tráfego, partindo do MAC do cliente, não sendo o IP atribuído pelo servidor DHCP, não daria ligação! Dá algum trabalho, custa algum dinheiro, mas se calhar faz falta esse investimento, apesar da escassa quantidade de utilizadores que, neste momento, seriam afectados. Mas em relação ao Traffic Shaping, eu defendo um Traffic shaping individual e nunca geral, pois o geral afecta a todos cegamente. Mas claro, é muito mais fácil digitar um único comando para toda a rede do que digitar vários para restringir apenas um cliente. E depois repetir o processo para outro cliente. E depois outro e outro e outro... A não ser que fosse criado um script em bastaria inserir os MAC's dos clientes a afectar, porque isso já pouparia bastante tempo e já seria viável.
_________________ Viriatum Terrorem Romanus Est http://noticiasultimahora.blogspot.com O Cultivo da Mente, aliado à Colheita do Corpo, é o Alimento do Espírito!
 A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Tráfego ilimitado: disponível a partir de Março!  Enviado: 14 Mar 2009 01:26 |
Registado: 23 Jan 2009 22:18 Mensagens: 8427 Localização: Portugal no Seu Todo PluriContinental!!!
|
ricardojcampos Escreveu: topogigio Escreveu: Tanto pediram e invejaram o ilimitado da zon e do meo... É sempre a questão de "a galinha do vizinho é sempre melhor que a minha!"... Agora os clientes que invejavam o tal tráfego ilimitado já podem ficar felizes... Mas eu ainda não notei quebra nenhuma...  não é inveja, é justiça. pagar 88€ de tráfego adicional é obra e sabem porquê? porque formatei o disco e refortmatei e refortmatei ... e as actualizações foram-se repetindo e nesse mês (10/2008) não estava a receber avisos e não fui ver a tempo as estatísticas. e a saber que no meu SAPO era ilimitado e na zon e etc o que acham que se pensa nestas alturas? devem pensar que nessa altura de receber a factura pensamos assim: "-ainda bem que tenho de pagar +88€ de tráfego adicional, porque tenho uma net com velocidade fiável" Mas a culpa de tanto tráfego gerado é da Cabovisão ou de outro prestador qualquer? Ou é de quem gera esse tráfego, sabendo que pode ultrapassar o seu limite e que se o fizer já sabe ao que poderá estar sujeito?
_________________ Viriatum Terrorem Romanus Est http://noticiasultimahora.blogspot.com O Cultivo da Mente, aliado à Colheita do Corpo, é o Alimento do Espírito!
 A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!
|
|
|
|
 |
|
ricardex
|
Assunto da Mensagem: Re: Tráfego ilimitado: disponível a partir de Março!  Enviado: 17 Mar 2009 20:15 |
Registado: 27 Jan 2009 12:04 Mensagens: 38
|
|
Esclarecido um assunto anterior relativo a este tópico, vejo como pertinente deixar o meu testemunho sobre uma situação que aconteceu hoje:
Passei pela loja da Cabovisão... paguei a factura e aproveitei, a título de confirmação, para falar na actualização da página de cliente...
... e posso dizer que apanhei uma desagradável surpresa: no SAC informaram-me que já tinha tráfego ilimitado desde dia 1 de Março (ou a partir, pois liguei antes)... na loja disseram que só a partir de Abril... entre 1 de Março e 1 de Abril, só tinha ilimitados os uploads, tal como já estava apresentado na página de clientes, que será, segundo disseram, actualizada a 1 de Abril...
... fiquei parvo... referi a carta recebida a falar no tráfego ilimitado para clientes do pacote triplo desde 1 de Março e do telefonema ao SAC...disseram que foi um mal-entendido de certeza, pois é como me disseram... e que a carta apela à leitura das condições na página de internet, não referindo ainda a totalidade do tráfego...
Disseram-me que só após a actualização da minha página de consulta na área de clientes (a 1 de Abril) é que fico com ilimitado de uploads e downloads... e no SAC fica o dito pelo não dito, não confirmando nem desmentindo...
Já não percebo nada...
Por acaso, a mim, não causa grande problema (ainda estou longe do limite mensal)... mas... e os outros... como será? Ou será que alguns clientes já têm e outros não (facto ainda mais grave)?
Bem... vou esperar por Abril, para ver se tenho motivos para reclamar... aliás, acho que já tenho, pois a carta e publicidade que me enviaram é, no mínimo, bem diferente em conteúdo relativamente ao que me disseram na loja... estou a achar tudo isto estranho!
Talvez alguém saiba melhor o que se passa... da minha parte, e porque não me afecta e já estou farto de falar para o SAC (lool), vou ficar a ver e aguardar... mas entendo que muita gente está a contar com uma factura este mês... que poderá ser bem diferente do esperado... convém, talvez, para cada caso, confirmar a situação na loja, para que não haja dúvidas. Se na loja me tiverem informado mal, farei a respectiva reclamação em tempo oportuno!
Um abraço,
Ricardex
|
|
|
|
 |
|
lithos
|
Assunto da Mensagem: Re: Tráfego ilimitado: disponível a partir de Março!  Enviado: 17 Mar 2009 20:25 |
| BANIDO |
 |
Registado: 23 Jan 2009 18:11 Mensagens: 1591
|
|
Realmente é estranha essa situação Ricardex.
Eu sou cliente instalado desde ontem e na minha página de cliente já aparece Tráfego Ilimitado.
Conserteza que deve ter havido algum equívoco ou falta de informações na Loja.
De qualquer das formas não tens com que te preocupar, se tens a carta a confirmar o Tráfego Ilimitado a partir de 1 de Março então tens uma prova.
Um abraço!
|
|
|
|
 |
|
ricardex
|
Assunto da Mensagem: Re: Tráfego ilimitado: disponível a partir de Março!  Enviado: 17 Mar 2009 21:27 |
|
lithos Escreveu: Realmente é estranha essa situação Ricardex.
Eu sou cliente instalado desde ontem e na minha página de cliente já aparece Tráfego Ilimitado.
Conserteza que deve ter havido algum equívoco ou falta de informações na Loja.
De qualquer das formas não tens com que te preocupar, se tens a carta a confirmar o Tráfego Ilimitado a partir de 1 de Março então tens uma prova.
Um abraço! Bem... a curiosidade foi tanta que voltei a ligar para o SAC... e... tudo diferente, de novo! Mas para melhor... confirmam sim senhor que tenho já o TI desde 1 de Março e que terá havido um mal-entendido na loja... que até final do mês as páginas deverão estar todas actualizadas e para não me preocupar que, caso ultrapasse o limite que tinha, não pagarei rigorosamente nada a mais por isso! Tudo não terá passado então disso mesmo... um mal-entendido! Se houver alguma novidade ou informação em contrário, cá estarei para dar conta... mas confio naquilo que me foi dito no SAC, pois não só já o fizeram por escrito, como até hoje nunca me falharam com nenhum tipo de informação... aguardemos, então! 
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Tráfego ilimitado: disponível a partir de Março!  Enviado: 17 Mar 2009 23:55 |
|
Citar: (...) a carta recebida a falar no tráfego ilimitado para clientes do pacote triplo desde 1 de Março (...) Não tens isso escrito? Isso diz tudo e nem é preciso dizer mais nada!
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Tráfego ilimitado: disponível a partir de Março!  Enviado: 17 Mar 2009 23:59 |
|
Citar: (...) mas confio naquilo que me foi dito no SAC, pois não só já o fizeram por escrito, como até hoje nunca me falharam com nenhum tipo de informação (...) Espera lá que estou a achar isso meio estranho... O SAC mandou-te uma confirmação, por escrito, daquilo que te tinham informado telefonicamente? Isso deveria ser um procedimento correcto e geralmente adoptado, mas a não ser que tenha sido milagre, acho muito estranho que tenha acontecido! Ou sequer que venha a acontecer a alguém no futuro! Explica lá melhor essa coisa de o terem "feito por escrito".
|
|
|
|
 |
|
ricardojcampos
|
Assunto da Mensagem: Re: Tráfego ilimitado: disponível a partir de Março!  Enviado: 18 Mar 2009 00:07 |
| BANIDO |
 |
Registado: 25 Jan 2009 00:13 Mensagens: 742 Localização: Alcácer do Sal
ISP: nulo
Acesso: Cabo
ISP 2: nulo
Acesso 2: nulo
|
VIRIATUM Escreveu: Citar: (...) mas confio naquilo que me foi dito no SAC, pois não só já o fizeram por escrito, como até hoje nunca me falharam com nenhum tipo de informação (...) Espera lá que estou a achar isso meio estranho... O SAC mandou-te uma confirmação, por escrito, daquilo que te tinham informado telefonicamente? Isso deveria ser um procedimento correcto e geralmente adoptado, mas a não ser que tenha sido milagre, acho muito estranho que tenha acontecido! Ou sequer que venha a acontecer a alguém no futuro! Explica lá melhor essa coisa de o terem "feito por escrito". eu também recebi por carta o que me enviaram por email e confirmo que o que li também era para os downloads como podem ver no extracto do email que me enviaram: "As novidades continuam a acontecer na Cabovisão: a partir de 1 de Março a contabilização do tráfego de Internet vai ser alterada. Assim, é com enorme satisfação que comunicamos que TODOS os nossos CLIENTES passarão a ter TRÁFEGO ILIMITADO nos consumos de UPLOAD e, desde que possuam um pacote de 3 Serviços (Televisão + Internet + Telefone) contratados nas velocidades de 10Mb, 20Mb e 30Mb também os DOWNLOADS serão ILIMITADOS."
_________________ Saudações Benfiquistas
|
|
|
|
 |
|
ricardex
|
Assunto da Mensagem: Re: Tráfego ilimitado: disponível a partir de Março!  Enviado: 18 Mar 2009 14:13 |
|
VIRIATUM Escreveu: Citar: (...) mas confio naquilo que me foi dito no SAC, pois não só já o fizeram por escrito, como até hoje nunca me falharam com nenhum tipo de informação (...) Espera lá que estou a achar isso meio estranho... O SAC mandou-te uma confirmação, por escrito, daquilo que te tinham informado telefonicamente? Isso deveria ser um procedimento correcto e geralmente adoptado, mas a não ser que tenha sido milagre, acho muito estranho que tenha acontecido! Ou sequer que venha a acontecer a alguém no futuro! Explica lá melhor essa coisa de o terem "feito por escrito". Por escrito tenho a informação da Cabovisão, não do SAC, lógico... quando falo "eles", refiro-me à instituição Cabovisão... e como tenho por escrito e tenho a confirmação do SAC... acho que não preciso de mais nada. A confusão deve ter acontecido no funcionário da loja que deu a informação... nada mais! Assunto encerrado, lol!!
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Tráfego ilimitado: disponível a partir de Março!  Enviado: 18 Mar 2009 18:59 |
|
|
Ok, mas se tens uma informação por escrito, que te foi veiculada antecipaadmente pela Cabovisão (ou qualquer outro prestador), não precisas da confirmação do SAC para nada!
Muitas vezes o SAC nem sabe aquilo que o Marketing envia... Como é que, não sabendo, pode confirmar ou desmentir qualquer coisa, seja ela qual fôr?
Agora, a partir do momento em que tens uma informação por escrito... É o que conta! O resto... Temos pena!
|
|
|
|
 |
|
fabio_xpto
|
Assunto da Mensagem: Re: Tráfego ilimitado: disponível a partir de Março!  Enviado: 19 Mar 2009 20:45 |
Registado: 19 Mar 2009 20:20 Mensagens: 1
|
|
JESUS! quando li a mensagem do Ricardex a dizer que foi pagar a factura etc e le diseram que o TI era so a partir do dia 1 de Abril caiu-me o coraçao.... mas como ele confirmou mais la a frente a dizer que telefonou para la i le diseram que era a partir de 1 de março tudo fixe xD eu liguei para la e disseram.me ke tinha trafego ilimitado a partir de 1 de março e que se passase nao contava...recevi por carta a confirmaçao etc!!!
se vem alguma coisa a pagar nao sei o que les faso...alem de os mandar todos á mer++ ainda meto a cabovisao abaixo xD!!! é que 301.1% de trafego usado na factura nao é brincadeira LOL
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Tráfego ilimitado: disponível a partir de Março!  Enviado: 19 Mar 2009 23:29 |
|
fabio_xpto Escreveu: JESUS! quando li a mensagem do Ricardex a dizer que foi pagar a factura etc e le diseram que o TI era so a partir do dia 1 de Abril caiu-me o coraçao.... mas como ele confirmou mais la a frente a dizer que telefonou para la i le diseram que era a partir de 1 de março tudo fixe xD eu liguei para la e disseram.me ke tinha trafego ilimitado a partir de 1 de março e que se passase nao contava...recevi por carta a confirmaçao etc!!!
se vem alguma coisa a pagar nao sei o que les faso...alem de os mandar todos á mer++ ainda meto a cabovisao abaixo xD!!! é que 301.1% de trafego usado na factura nao é brincadeira LOL Epá, não é que não dê para perceber, mas um pouco mais de cuidado com o Português e escrevê-lo correctamente não fica mal a ninguém. Muito pelo contrário! Quanto ao resto, como já foi dito anteriormente, a Cabovisão informou por escrito, todos os clientes que o Tráfego Ilimitado era para clientes com os 3 serviços e velocidade superior ou igual a 10Mbps, a partir de 01 de Março. Portanto é essa a informação que é válida. Não há outra! Não interessa o que diz o SAC ou o que dizem na loja. É uma informação ESCRITA e é isso que é válido!
|
|
|
|
 |
|
lithos
|
Assunto da Mensagem: Re: Tráfego ilimitado: disponível a partir de Março!  Enviado: 30 Mar 2009 19:47 |
| BANIDO |
 |
Registado: 23 Jan 2009 18:11 Mensagens: 1591
|
E o Webmaster ainda não deu conta que a imagem do canal MVMTV não está a funcionar correctamente. Se vejo alguma actualização no site, lá vou eu ver se o rapaz (ou rapariga, sei lá) corrigiu aquilo, mas ainda não. Há-de corrigir... Um dia... Lá bem longínquo nas profundezas do oceano. Um abraço!
|
|
|
|
 |
|
patrick
|
Assunto da Mensagem: Re: Tráfego ilimitado: disponível a partir de Março!  Enviado: 23 Abr 2009 22:20 |
Registado: 18 Abr 2009 14:43 Mensagens: 57
|
Venho expor a minha situação. Disponho dos 3 serviços e não tenho trafego ilimitado. Justificação da Cabovisão: tenho os serviços contratados em separado, para ter trafego ilimitado preciso aderir a um pacote. São muito espertos, ao aderir a um pacote pago mais. Outra coisa, as happy hours acabaram? Neste mês ainda não me foram descontados os downloads feitos em happy hours. A mais alguém aconteceu isto? Enviei um email para a Cabovisão e até agora disseram-me que a questão foi encaminhada para o departamento que trata desses assuntos. Isto é o que se faz na cabovisão às pessoas que são clientes há vários anos!!!!! fiquem bem!
|
|
|
|
 |
|
topogigio
|
Assunto da Mensagem: Re: Tráfego ilimitado: disponível a partir de Março!  Enviado: 23 Abr 2009 22:50 |
| Fundador |
 |
Registado: 23 Jan 2009 19:31 Mensagens: 399 Localização: Sobreda
|
patrick Escreveu: Venho expor a minha situação. Disponho dos 3 serviços e não tenho trafego ilimitado. Justificação da Cabovisão: tenho os serviços contratados em separado, para ter trafego ilimitado preciso aderir a um pacote. São muito espertos, ao aderir a um pacote pago mais. Outra coisa, as happy hours acabaram? Neste mês ainda não me foram descontados os downloads feitos em happy hours. A mais alguém aconteceu isto? Enviei um email para a Cabovisão e até agora disseram-me que a questão foi encaminhada para o departamento que trata desses assuntos. Isto é o que se faz na cabovisão às pessoas que são clientes há vários anos!!!!! fiquem bem! Realmente a situação que reportas é mesmo muito ma... mas aderindo a um pacote, pagas mais? Sério? E isso não é só na cabovisão... é em todos os operadores... Os novos levam tudo...e os clientes de há vários anos ficam a ver passar navios... Ai...é o pais que temos... Quando lhes agrada actualizar os preços actualizam logo... quando não lhes interessa o cliente é que tem de se mexer e de ficar novamente fidelizado... Tenta renegociar o contrato... sei que se tem os 12meses de fidelização... mas se estás satisfeito com o serviço em si... uma fidelização não faz mal... Mas depende da opinião de cada um...
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Tráfego ilimitado: disponível a partir de Março!  Enviado: 24 Abr 2009 01:33 |
|
patrick Escreveu: Venho expor a minha situação. Disponho dos 3 serviços e não tenho trafego ilimitado. Justificação da Cabovisão: tenho os serviços contratados em separado, para ter trafego ilimitado preciso aderir a um pacote. São muito espertos, ao aderir a um pacote pago mais. Outra coisa, as happy hours acabaram? Neste mês ainda não me foram descontados os downloads feitos em happy hours. A mais alguém aconteceu isto? Enviei um email para a Cabovisão e até agora disseram-me que a questão foi encaminhada para o departamento que trata desses assuntos. Isto é o que se faz na cabovisão às pessoas que são clientes há vários anos!!!!! fiquem bem! Isso não tem lógica nenhuma! Lá por serem contratados separadamente, não é um pacote de serviços que tens? Isto, realmente, há com cada uma...
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Tráfego ilimitado: disponível a partir de Março!  Enviado: 24 Abr 2009 01:35 |
|
topogigio Escreveu: patrick Escreveu: Venho expor a minha situação. Disponho dos 3 serviços e não tenho trafego ilimitado. Justificação da Cabovisão: tenho os serviços contratados em separado, para ter trafego ilimitado preciso aderir a um pacote. São muito espertos, ao aderir a um pacote pago mais. Outra coisa, as happy hours acabaram? Neste mês ainda não me foram descontados os downloads feitos em happy hours. A mais alguém aconteceu isto? Enviei um email para a Cabovisão e até agora disseram-me que a questão foi encaminhada para o departamento que trata desses assuntos. Isto é o que se faz na cabovisão às pessoas que são clientes há vários anos!!!!! fiquem bem! Realmente a situação que reportas é mesmo muito ma... mas aderindo a um pacote, pagas mais? Sério? E isso não é só na cabovisão... é em todos os operadores... Os novos levam tudo...e os clientes de há vários anos ficam a ver passar navios... Ai...é o pais que temos... Quando lhes agrada actualizar os preços actualizam logo... quando não lhes interessa o cliente é que tem de se mexer e de ficar novamente fidelizado... Tenta renegociar o contrato... sei que se tem os 12meses de fidelização... mas se estás satisfeito com o serviço em si... uma fidelização não faz mal... Mas depende da opinião de cada um... Mas ele tem um pacote! Desde que sejam na mesma morada é um pacote, pois estão lá os 3! Não sei qual é a dificuldade deles perceberem qual é o conceito de pacote... Sinceramente!
|
|
|
|
 |
|
patrick
|
Assunto da Mensagem: Re: Tráfego ilimitado: disponível a partir de Março!  Enviado: 24 Abr 2009 09:47 |
Registado: 18 Abr 2009 14:43 Mensagens: 57
|
|
Vou enviar-lhe mais um email. Nem é mais pelos downloads ilimitados mas sim pela injustiça e desprezo que dão aos seus primeiros clientes. Sou da zona de Viseu e desde que apareceu aqui a Cabovisão que sou cliente. Primeiro apareceu só com Tv e eu aderi ao serviço de tv. Depois quando apareceram os outros dois serviços também aderi como eles me propuseram.
Agoram tratam assim uma pessoa que é cliente desde o ano 2000.
Enfim....
|
|
|
|
 |
|
|
 |
|
 |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|