|
Data/Hora: 06 Out 2026 23:15
|
 |
|
 |
|
| Autor |
Mensagem |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 13 Out 2009 00:04 |
Registado: 23 Jan 2009 22:18 Mensagens: 8427 Localização: Portugal no Seu Todo PluriContinental!!!
ISP: Kanguru
Acesso: WCDMA
ISP 2: CMAVV
Acesso 2: WiFi
|
doublem Escreveu: Resultado de um tracert com speedtest´s a rondar os 10Mbps (contratada 30Mbps) Tracing route to http://www.l.google.com [209.85.229.106] over a maximum of 30 hops: 1 20 ms 10 ms 19 ms 10.1.160.1 2 13 ms 15 ms 13 ms pa1-84-91-1-1.netvisao.pt [84.91.1.1] 3 249 ms 271 ms 273 ms 194-79-84-9.static.net.novis.pt [194.79.84.9] 4 317 ms 307 ms 301 ms 195.23.198.1 5 308 ms 295 ms 295 ms 195-23-98-177.net.novis.pt [195.23.98.177] 6 287 ms 285 ms 293 ms 195-23-98-202.net.novis.pt [195.23.98.202] 7 319 ms 318 ms 304 ms 195-23-98-194.net.novis.pt [195.23.98.194] 8 307 ms 313 ms 321 ms bu-in-f98.google.com [72.14.217.98] 9 342 ms 293 ms 282 ms 64.233.175.25 10 325 ms 323 ms 327 ms 72.14.232.134 11 331 ms 335 ms 343 ms 209.85.252.83 12 341 ms 301 ms 316 ms 209.85.243.73 13 313 ms 322 ms 336 ms ww-in-f106.google.com [209.85.229.106] Trace complete. Factos curiosos: - Em meses, as únicas duas vezes onde obtenho velocidades "razoáveis" à noite (em torno dos 10/13Mbps invés dos 4/5Mbps), foram no próprio dia ou no dia posterior a ter efectuado uma reclamação. Coincidência ou não, não sei - Nunca tinha reparado em tal coisa como a net.novis.pt que aparece no Tracert (normalmente usa o CPRMNET Backbone) - A bandwitdh não parece ter relação directa com os pings. Acontecem as mais variadas combinações possíveis Só pelo TRACERT, podes ver que o problema NÃO ESTÁ na Cabovisão, mas sim do lado da Sonae.com, porque o tráfego está a ser encaminhado por lá. Se está por ali, é porque os outros que podem ser usados estão em piores condições de tráfego. CPRMNET é a antiga Companhia Portuguesa Rádio Marconi, é o backbone usado pela PT, essencialmente. É estranho a Cabovisão usar esse backbone e esse carrier agora, porque aínda há não muito tempo usava o da COGENT, que é bem mais rápido e estável. Aqui, está a saír da Sonae.com directamente para os servidores do Googgle. É aqui que está a perder, porque até à Cabovisão está óptimo. À entrada da Sonae.com, lá dentro e até ao destino é que está o problema.
_________________ Viriatum Terrorem Romanus Est http://noticiasultimahora.blogspot.com O Cultivo da Mente, aliado à Colheita do Corpo, é o Alimento do Espírito!
 A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 13 Out 2009 00:06 |
Registado: 23 Jan 2009 22:18 Mensagens: 8427 Localização: Portugal no Seu Todo PluriContinental!!!
|
doublem Escreveu: Por curiosidade, como normalmente o que uso é o da Marconi, decidi ir ver como estava a largura de banda deles.. eis que:  Isso é a largura de banda usada pela estrutura deles e aquilo que está a ser consumido nesse momento. Com essas percentagens, não admira que haja lentidão a quem estiver ligado a esses backbones. Depois, vindo por aí abaixo até ao cliente, imagina o estrago. Se a Cabovisão estava realmente a usar o CPRMNet como carrier, é muito normal que agora o tráfego esteja a ir pela Sonae.com.
_________________ Viriatum Terrorem Romanus Est http://noticiasultimahora.blogspot.com O Cultivo da Mente, aliado à Colheita do Corpo, é o Alimento do Espírito!
 A ignorância só é desculpável na medida em que não seja auto-mantida. Quem prefere manter-se ignorante, não merece respeito!
|
|
|
|
 |
|
doublem
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 13 Out 2009 16:11 |
Registado: 18 Jun 2009 17:28 Mensagens: 94
|
|
Epá eu sinceramente vou desistir de fazer qualquer tipo de reclamação que seja. Da próxima vez vai ser para cancelar serviço. Pela segunda vez friso que o problema é à noite, que a equipa técnico deverá ir a essa hora para detectar qualquer tipo de problema.. E já é a segunda vez que aparecem lá a horas completamente diferentes das combinadas.
Desta vez tínhamos combinado para o turno das 18 às 21h, com anotação para ser o mais próximo possível das 21h, apareceram lá às 14h com apenas os meus pais em casa que apesar de terem mais ou menos conhecimento do que se passa, é lógico que é completamente diferente. Começo a acreditar que não é coincidência irem àquelas horas
Pelo que o meu pai me disse, parece que andaram a encurtar cabos, a medir sinais e estava tudo ok. Logo à noite já vou ver o resultado
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 13 Out 2009 18:47 |
|
doublem Escreveu: Epá eu sinceramente vou desistir de fazer qualquer tipo de reclamação que seja. Da próxima vez vai ser para cancelar serviço. Pela segunda vez friso que o problema é à noite, que a equipa técnico deverá ir a essa hora para detectar qualquer tipo de problema.. E já é a segunda vez que aparecem lá a horas completamente diferentes das combinadas.
Desta vez tínhamos combinado para o turno das 18 às 21h, com anotação para ser o mais próximo possível das 21h, apareceram lá às 14h com apenas os meus pais em casa que apesar de terem mais ou menos conhecimento do que se passa, é lógico que é completamente diferente. Começo a acreditar que não é coincidência irem àquelas horas
Pelo que o meu pai me disse, parece que andaram a encurtar cabos, a medir sinais e estava tudo ok. Logo à noite já vou ver o resultado Loja e Livro de Reclamações!
|
|
|
|
 |
|
doublem
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 13 Out 2009 20:01 |
|
|
Está tudo na mesma e não me vou chatear mais com isto.
O que vieram cá fazer foi cortar 3m de cabo e trocar as ligações no repartidor.. (que por acaso até me falta um que eu tinha comprado).
Resultado: Tudo na mesma, sinal do modem de upstream a tocar nos 54dB. A "desculpa" é que tenho muito cabo até ao poste. Então agora sou obrigado a ter o modem ao lado do poste ou que? É que por acaso nem tenho muito.. Ainda deixaram as ligações de forma que eu não gosto, pois tinha aquilo de maneira a ter uma tomada no quarto sempre activa (embora essa tivesse pouco sinal para net) e agora cada vez que quero ter sinal nessa tomada tenho de andar a mudar o cabo no repartidor.
De qualquer forma o problema da lentidão à noite não pode estar associado com o sinal de upstream, pois o mesmo é constante seja de dia ou de noite e a velocidade varia que é uma coisa parva. O sinal anda assim à uns 10 anos para cá e a net sempre foi estável. Só há uma coisa extremamente curiosa. No outro dia tive o sinal de upstream a 49dB durante uma noite inteira.. O porquê não sei, mas garantidamente que eu não alterei absolutamente nada na cablagem nesse dia
Se isto não ficar resolvido até acabar a fidelização, vou ponderar a oferta da concorrência e logo se vê.
|
|
|
|
 |
|
doublem
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 13 Out 2009 20:08 |
|
Um Tracert revela o mesmo problema de ontem: Tracing route to www.l.google.com [209.85.229.99] over a maximum of 30 hops: 1 16 ms 9 ms 27 ms 10.1.160.1 2 30 ms 35 ms 37 ms pa1-84-91-1-1.netvisao.pt [84.91.1.1] 3 257 ms 254 ms 250 ms 194-79-84-9.static.net.novis.pt [194.79.84.9] 4 312 ms 317 ms 298 ms 195.23.198.1 5 328 ms 317 ms 312 ms 195-23-98-177.net.novis.pt [195.23.98.177] 6 308 ms 315 ms 317 ms 195-23-98-202.net.novis.pt [195.23.98.202] 7 288 ms 286 ms 289 ms 195-23-98-194.net.novis.pt [195.23.98.194] 8 314 ms 324 ms 405 ms bu-in-f98.google.com [72.14.217.98] 9 305 ms 301 ms 287 ms 64.233.175.27 10 314 ms 295 ms 315 ms 66.249.95.170 11 288 ms 295 ms 300 ms 72.14.236.191 12 314 ms 290 ms 308 ms 209.85.243.77 13 279 ms 286 ms 293 ms ww-in-f99.google.com [209.85.229.99] Mas se o problema é na Novis (que é o que parece indicar), porque raio uns clientes tem velocidades perto das contratadas e outros é o que se vê? Há qualquer coisa que não bate bem
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 13 Out 2009 22:08 |
|
doublem Escreveu: Está tudo na mesma e não me vou chatear mais com isto.
O que vieram cá fazer foi cortar 3m de cabo e trocar as ligações no repartidor.. (que por acaso até me falta um que eu tinha comprado).
Resultado: Tudo na mesma, sinal do modem de upstream a tocar nos 54dB. A "desculpa" é que tenho muito cabo até ao poste. Então agora sou obrigado a ter o modem ao lado do poste ou que? É que por acaso nem tenho muito.. Ainda deixaram as ligações de forma que eu não gosto, pois tinha aquilo de maneira a ter uma tomada no quarto sempre activa (embora essa tivesse pouco sinal para net) e agora cada vez que quero ter sinal nessa tomada tenho de andar a mudar o cabo no repartidor.
De qualquer forma o problema da lentidão à noite não pode estar associado com o sinal de upstream, pois o mesmo é constante seja de dia ou de noite e a velocidade varia que é uma coisa parva. O sinal anda assim à uns 10 anos para cá e a net sempre foi estável. Só há uma coisa extremamente curiosa. No outro dia tive o sinal de upstream a 49dB durante uma noite inteira.. O porquê não sei, mas garantidamente que eu não alterei absolutamente nada na cablagem nesse dia
Se isto não ficar resolvido até acabar a fidelização, vou ponderar a oferta da concorrência e logo se vê. Então é bom que tenhas Fibra na tua zona, porque ADSL se tens o azar de estar longe da central é aquilo que se sabe... TVCabo é aquilo que se sabe, mesmo sendo Cabo. Vais optar pelo Mobile? Vodafone e Kanguru já disponibilizam 21,6Mbps, mas sabes os custos e tráfego no Mobile, não sabes?
|
|
|
|
 |
|
apophis69
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 18 Out 2009 13:18 |
Registado: 18 Out 2009 12:51 Mensagens: 18
|
VIRIATUM Escreveu: doublem Escreveu: Está tudo na mesma e não me vou chatear mais com isto.
Se isto não ficar resolvido até acabar a fidelização, vou ponderar a oferta da concorrência e logo se vê. Então é bom que tenhas Fibra na tua zona, porque ADSL se tens o azar de estar longe da central é aquilo que se sabe... TVCabo é aquilo que se sabe, mesmo sendo Cabo. Vais optar pelo Mobile? Vodafone e Kanguru já disponibilizam 21,6Mbps, mas sabes os custos e tráfego no Mobile, não sabes? Boas, Antes demais digo que não sou muito adepto de alguns tipos de foruns mas este de alguma forma, e positiva, cativou a minha atenção. Sou um técnico de telecomunicações, especializado em DSL tanto para a sonaecom( Clix/Novis ) vodafone e dou um toque na pt também  , e sou um utilizador da cabovisão. Posso desde já dizer que todos os ISP's são bons e maus....ora bem que quero dizer com isto, É PRECISO SORTE. Todos os operadores, quando digo todos são mesmo todos ( PT, ZON, CaboVisão, MEO( que é grupo PT) Vodafone, Clix e por fim Novis( tanto serviço analógico como Rdis), têm uma grande limitação, cada um na sua forma ou feitio, conforme lhe quiserem chamar, que é a distância. Ora bem que é isto da distância: No caso do ADSL, quanto mais longe da central te encontras pior para ti. Link: img76.imageshack.us/img76/1908/adslsw6.gif (Têm aqui uma relação não actualizada mas que já dá para terem uma ideia das distâncias e da perda de largura de banda) Na questão do Cabo ( CV e ZON ) tambémb perde com a distância mas de outra forma...a CV não tem central tem sim repetidores de sinal e a cada repetidor são ligados "milhões" de utilizadores, chama-se a isso taxa de contenção no caso do ADSL o máximo da taxa é 1 cabo para 50 utilizadores e no caso do cabo, não enganar nimguem mas, é cerca de 1 cabo para 500, e óbviamente por sua vez quantos mais tiverem a utilizar pior para nós. O que posso aconcelhar é participares o máximo possível e partires mesmo para uma participação numa Deco ou assim para eles de certa forma se "mexerem" Já li por aí alguns utilizadores que indicam que vão mudar para ADSL, amigos informem-se bem antes de o fazerem pois se vocês, no caso da PT, Clix e Novis, morarem a mais de 3.5km eles não vos garantem mais de 1 Mega e no caso da Sonae a resposta que obteêm é " Pedimos desculpa mas não garantimos o vosso serviço, você pode desistir sem qualquer custos", olha que depois de passarmos por um processo de migração que nunca é facil é mau......, neste momento o operador que aconselho a 100%, e não ganho nada com isso sou sincero, é o 3P da Vodafone consegue ir até 6km quase com 5 megas, o que é estupidamente brutal...é o dobro dos outros ISP's, mas fica sempre o apelo no ar de CERTIFIQUEM-SE DA VOSSA DISTÂNCIADA CENTRAL. Viriatum, só pela forma como falas deu para ver que entendes da matéria mas só uma atenção..pelo que vi nos traces( muito bem indicado diga-se de passagem) o mal dos pings está quase todo quando os pacotes saem da rota ( servidores ) da CV, tirando um dos traces em que o ping tava muito elevado logo no primeiro HOPE. Aos restantes utilizadores para evitarem um grande numero de HOPES's utilizem os OpenDNS, conseguem poupar cerca de 5 saltos o que é muito acreditem basta bastante o ping. Têm aqui os Ip's dos openDNS 208.67.222.222 and 208.67.220.220. Menu Iniciar > Defenições > Painel Control > Ligações de Rede > Ligação de Área Local depois é só colocar os DNS. Espero não ter sido muito confuso tou aberto a ajudar dentro dos meus limites de tempo mas arranja-se sempre um tempinho para ajudar o próximo. Um abraço a todos 
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 18 Out 2009 18:05 |
|
Olá apophis69, bem-vindo ao Fórum e também, desde já, obrigado pelo elogio que nos fizeste, pois queremos, de facto, ser diferentes dos outros Fórums e precisamente pela positiva. Um pequeno detalhe em relação à imagem que quiseste partilhar connosco, é que devido à formatação usada o link não é clicável. http://img76.imageshack.us/img76/1908/adslsw6.gif já permitirá o acesso. É um quadro bastante interessante e creio que até terá sido a base de um quadro que é mostrado na Formação da Sonae.com, já que o deles é diferente e não tão detalhado. De facto, a platafoma DSL tem sempre a questão distância associada, mas há outras limitações. Desde logo o facto de não ser feito logo nenhum teste SELT aquando da recepção do pedido de desagregação. Além de eticamente correcto, deveria ser uma imposição regulamentar. Dessa forma o cliente seria sempre informado no início do seu processo e não apenas no final, já após o lacete ter sido desagregado, dando ao cliente a impressão de que andaram a gozar com ele desde que fez o pedido de desagregação. Depois porque o prazo para desagregação é demasiado extenso. 4-6 semanas para lacete activo e 6-8 para lacete não-activo é demais. Tanto que a Comissária Europeia queria reduzir o prazo para 2 ou 3 dias úteis após recepção do pedido (ou seja, aínda mais curto do que os prazos para simples portabilidade). Pode parecer pouco realista face aos prazos que temos actualmente, mas seria mesmo fundamental. Também porque a rede SFT é detida por uma das partes interessadas, o que só por si e além de ser extremamente limitativo da Concorrência, também é um obstáculo pois nada garante que não haja lacetes que "misteriosamente" aparecem desligados, trocados, mal-cravados, etc... Não foram poucas as vezes que isso aconteceu e não é à toa que muitos dos equipamentos da Sonae.com (infelizmente não todos!) estão vedados por redes e cadeado... E o estado de conservação de toda a cablagem também é fundamental... Pode estar-se a 1km da central e ter-se uma ligação simplesmente horrível, porque os cabos são os mesmos de há 30 anos... Depois, temos outras questões que são de fundamental importância para os clientes... Qualidade e Fiabilidade do serviço contratado. Aqui entram vários factores que não apenas os físicos da linha e os tecnológicos da plataforma. Entra a competência dos técnicos na parte da Rede Interna, entra a competência dos técnicos outsourcers que fazem as deslocações, entra a competência dos assistentes no SAC e no Apoio Técnico, entra a competência dos chefes de equipa/supervisores/coordenadores e entra também, a qualidade dos próprios equipamentos usados em toda a Rede. Há coisas para as quais, de facto, é preciso ter sorte, há outras que só é preciso ter sorte em calhar-lhe o assistente certo para a sua avaria e aí, é que muitas vezes está o problema. E isto tanto a nível de ADSL como Cabo ou FTTH, etc. No dia em que as competências dos assistentes sejam mais importantes e valorizadas do que simples resultados de encher-chouriço, talvez o panorama mude, mas isso é outra questão. O TRACERT e o NETSTAT -A podem indicar algumas coisas, servem como despiste, desde logo para se tentar perceber se o problema está na origem ou se, pelo contrário, poderá estar noutro lado ou talvez até em ambos, além de algo no próprio pc que possa estar a roubar largura de banda indevidamente. Tal como os próprios valores da ligação, que se podem obter a partir a partir do router (plataforma DSL) ou a partir do MTA (Cabo), todos eles são dados fundamentais. E se fôr o caso de se ter maus valores de ligação e péssimos valores no TRACERT (aqui até podemos excluir o NETSTAT -A), até haver alguma intervenção que solucione o problema, ele vai sempre lá estar. Mesmo alterando os DNS's, porque o problema não é de DNS, mas sim de outra ordem. Não quer dizer que alterar os DNS's não resolva algumas questões, porque de facto o pode fazer e nalgumas ocasiões faz mesmo, mas em termos de lentidão de ligações com péssimos/maus valores... Ou seja, alterar os DNS's poderá ajudar nalgumas coisas, mas não resolve as questões de uma péssima/má ligação de Internet. Pois, o tempo é sempre uma questão fundamental e infelizmente hoje em dia vai-se sempre tendo cada vez menos, por isso é que é sempre de valorizar quem dispensa parte do seu tempo para o dedicar a outros. Da nossa parte, muito gostaríamos de contar com a tua participação. Sempre que quiseres/puderes, estás à vontade. Abração.
|
|
|
|
 |
|
apophis69
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 19 Out 2009 17:43 |
Registado: 18 Out 2009 12:51 Mensagens: 18
|
VIRIATUM Escreveu: Olá apophis69, bem-vindo ao Fórum e também, desde já, obrigado pelo elogio que nos fizeste, pois queremos, de facto, ser diferentes dos outros Fórums e precisamente pela positiva. Um pequeno detalhe em relação à imagem que quiseste partilhar connosco, é que devido à formatação usada o link não é clicável. http://img76.imageshack.us/img76/1908/adslsw6.gif já permitirá o acesso. É um quadro bastante interessante e creio que até terá sido a base de um quadro que é mostrado na Formação da Sonae.com, já que o deles é diferente e não tão detalhado. De facto, a platafoma DSL tem sempre a questão distância associada, mas há outras limitações. Desde logo o facto de não ser feito logo nenhum teste SELT aquando da recepção do pedido de desagregação. Além de eticamente correcto, deveria ser uma imposição regulamentar. Dessa forma o cliente seria sempre informado no início do seu processo e não apenas no final, já após o lacete ter sido desagregado, dando ao cliente a impressão de que andaram a gozar com ele desde que fez o pedido de desagregação. Depois porque o prazo para desagregação é demasiado extenso. 4-6 semanas para lacete activo e 6-8 para lacete não-activo é demais. Tanto que a Comissária Europeia queria reduzir o prazo para 2 ou 3 dias úteis após recepção do pedido (ou seja, aínda mais curto do que os prazos para simples portabilidade). Pode parecer pouco realista face aos prazos que temos actualmente, mas seria mesmo fundamental. Também porque a rede SFT é detida por uma das partes interessadas, o que só por si e além de ser extremamente limitativo da Concorrência, também é um obstáculo pois nada garante que não haja lacetes que "misteriosamente" aparecem desligados, trocados, mal-cravados, etc... Não foram poucas as vezes que isso aconteceu e não é à toa que muitos dos equipamentos da Sonae.com (infelizmente não todos!) estão vedados por redes e cadeado... E o estado de conservação de toda a cablagem também é fundamental... Pode estar-se a 1km da central e ter-se uma ligação simplesmente horrível, porque os cabos são os mesmos de há 30 anos... Depois, temos outras questões que são de fundamental importância para os clientes... Qualidade e Fiabilidade do serviço contratado. Aqui entram vários factores que não apenas os físicos da linha e os tecnológicos da plataforma. Entra a competência dos técnicos na parte da Rede Interna, entra a competência dos técnicos outsourcers que fazem as deslocações, entra a competência dos assistentes no SAC e no Apoio Técnico, entra a competência dos chefes de equipa/supervisores/coordenadores e entra também, a qualidade dos próprios equipamentos usados em toda a Rede. Há coisas para as quais, de facto, é preciso ter sorte, há outras que só é preciso ter sorte em calhar-lhe o assistente certo para a sua avaria e aí, é que muitas vezes está o problema. E isto tanto a nível de ADSL como Cabo ou FTTH, etc. No dia em que as competências dos assistentes sejam mais importantes e valorizadas do que simples resultados de encher-chouriço, talvez o panorama mude, mas isso é outra questão. O TRACERT e o NETSTAT -A podem indicar algumas coisas, servem como despiste, desde logo para se tentar perceber se o problema está na origem ou se, pelo contrário, poderá estar noutro lado ou talvez até em ambos, além de algo no próprio pc que possa estar a roubar largura de banda indevidamente. Tal como os próprios valores da ligação, que se podem obter a partir a partir do router (plataforma DSL) ou a partir do MTA (Cabo), todos eles são dados fundamentais. E se fôr o caso de se ter maus valores de ligação e péssimos valores no TRACERT (aqui até podemos excluir o NETSTAT -A), até haver alguma intervenção que solucione o problema, ele vai sempre lá estar. Mesmo alterando os DNS's, porque o problema não é de DNS, mas sim de outra ordem. Não quer dizer que alterar os DNS's não resolva algumas questões, porque de facto o pode fazer e nalgumas ocasiões faz mesmo, mas em termos de lentidão de ligações com péssimos/maus valores... Ou seja, alterar os DNS's poderá ajudar nalgumas coisas, mas não resolve as questões de uma péssima/má ligação de Internet. Pois, o tempo é sempre uma questão fundamental e infelizmente hoje em dia vai-se sempre tendo cada vez menos, por isso é que é sempre de valorizar quem dispensa parte do seu tempo para o dedicar a outros. Da nossa parte, muito gostaríamos de contar com a tua participação. Sempre que quiseres/puderes, estás à vontade. Abração. Boas, Sim na formação inicial da Sonae eles mostram este gráfico( com menos detalhes mas é neste género) mas fui busca-lo ao acaso online. Existem alguns servidores fechados a cadeado sem dúvida, mas esses lacetes mal cravados (Lacete a Perns) lacetes trocados e tudo isso, são quase sempre na infraestrutura PT, ou no SR, ou no PD Poste/Fachada/Coluna Montante e até mesmo RGE, posso-te dizer que se calhar já contas pelos dedos da mão os Bastidores que estão cadeados, porque diga-se de passagem a PT proibiu isso por razões de segurança (dizem eles). o uníco sítio onde os bastidores estão cadeados é nas instalações da PT em Carnaxide, pois é onde se encontram alojados os clientes Corporate dos mesmo. Pegando nos restantos tópicos que comentaste volto a indicar o mesmo. É preciso sorte para termos ou não uma boa net/tlf/tv. E visto quem abriu o tópico já deve ter resolvido a questão, despeço-me com um desejo de boa sorte a todos os utilizadores destes serviços ou aos que pensam em se tornar novo utilizador Abraço a todos. 
| Editado pela última vez por VIRIATUM em 19 Out 2009 21:47, num total de 2 vezes. |
| Razão: Unicamente para correcção de Formatação de Código, onde o quadro da citação não aparecia nem o link era clicável. Também para eliminação das abreviaturas e correcção ortográfica |
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 19 Out 2009 22:00 |
|
apophis69 Escreveu: VIRIATUM Escreveu: Olá apophis69, bem-vindo ao Fórum e também, desde já, obrigado pelo elogio que nos fizeste, pois queremos, de facto, ser diferentes dos outros Fórums e precisamente pela positiva. Um pequeno detalhe em relação à imagem que quiseste partilhar connosco, é que devido à formatação usada o link não é clicável. http://img76.imageshack.us/img76/1908/adslsw6.gif já permitirá o acesso. É um quadro bastante interessante e creio que até terá sido a base de um quadro que é mostrado na Formação da Sonae.com, já que o deles é diferente e não tão detalhado. De facto, a platafoma DSL tem sempre a questão distância associada, mas há outras limitações. Desde logo o facto de não ser feito logo nenhum teste SELT aquando da recepção do pedido de desagregação. Além de eticamente correcto, deveria ser uma imposição regulamentar. Dessa forma o cliente seria sempre informado no início do seu processo e não apenas no final, já após o lacete ter sido desagregado, dando ao cliente a impressão de que andaram a gozar com ele desde que fez o pedido de desagregação. Depois porque o prazo para desagregação é demasiado extenso. 4-6 semanas para lacete activo e 6-8 para lacete não-activo é demais. Tanto que a Comissária Europeia queria reduzir o prazo para 2 ou 3 dias úteis após recepção do pedido (ou seja, aínda mais curto do que os prazos para simples portabilidade). Pode parecer pouco realista face aos prazos que temos actualmente, mas seria mesmo fundamental. Também porque a rede SFT é detida por uma das partes interessadas, o que só por si e além de ser extremamente limitativo da Concorrência, também é um obstáculo pois nada garante que não haja lacetes que "misteriosamente" aparecem desligados, trocados, mal-cravados, etc... Não foram poucas as vezes que isso aconteceu e não é à toa que muitos dos equipamentos da Sonae.com (infelizmente não todos!) estão vedados por redes e cadeado... E o estado de conservação de toda a cablagem também é fundamental... Pode estar-se a 1km da central e ter-se uma ligação simplesmente horrível, porque os cabos são os mesmos de há 30 anos... Depois, temos outras questões que são de fundamental importância para os clientes... Qualidade e Fiabilidade do serviço contratado. Aqui entram vários factores que não apenas os físicos da linha e os tecnológicos da plataforma. Entra a competência dos técnicos na parte da Rede Interna, entra a competência dos técnicos outsourcers que fazem as deslocações, entra a competência dos assistentes no SAC e no Apoio Técnico, entra a competência dos chefes de equipa/supervisores/coordenadores e entra também, a qualidade dos próprios equipamentos usados em toda a Rede. Há coisas para as quais, de facto, é preciso ter sorte, há outras que só é preciso ter sorte em calhar-lhe o assistente certo para a sua avaria e aí, é que muitas vezes está o problema. E isto tanto a nível de ADSL como Cabo ou FTTH, etc. No dia em que as competências dos assistentes sejam mais importantes e valorizadas do que simples resultados de encher-chouriço, talvez o panorama mude, mas isso é outra questão. O TRACERT e o NETSTAT -A podem indicar algumas coisas, servem como despiste, desde logo para se tentar perceber se o problema está na origem ou se, pelo contrário, poderá estar noutro lado ou talvez até em ambos, além de algo no próprio pc que possa estar a roubar largura de banda indevidamente. Tal como os próprios valores da ligação, que se podem obter a partir a partir do router (plataforma DSL) ou a partir do MTA (Cabo), todos eles são dados fundamentais. E se fôr o caso de se ter maus valores de ligação e péssimos valores no TRACERT (aqui até podemos excluir o NETSTAT -A), até haver alguma intervenção que solucione o problema, ele vai sempre lá estar. Mesmo alterando os DNS's, porque o problema não é de DNS, mas sim de outra ordem. Não quer dizer que alterar os DNS's não resolva algumas questões, porque de facto o pode fazer e nalgumas ocasiões faz mesmo, mas em termos de lentidão de ligações com péssimos/maus valores... Ou seja, alterar os DNS's poderá ajudar nalgumas coisas, mas não resolve as questões de uma péssima/má ligação de Internet. Pois, o tempo é sempre uma questão fundamental e infelizmente hoje em dia vai-se sempre tendo cada vez menos, por isso é que é sempre de valorizar quem dispensa parte do seu tempo para o dedicar a outros. Da nossa parte, muito gostaríamos de contar com a tua participação. Sempre que quiseres/puderes, estás à vontade. Abração. Boas, Sim na formação inicial da Sonae eles mostram este gráfico( com menos detalhes mas é neste género) mas fui busca-lo ao acaso online. Existem alguns servidores fechados a cadeado sem dúvida, mas esses lacetes mal cravados (Lacete a Perns) lacetes trocados e tudo isso, são quase sempre na infraestrutura PT, ou no SR, ou no PD Poste/Fachada/Coluna Montante e até mesmo RGE, posso-te dizer que se calhar já contas pelos dedos da mão os Bastidores que estão cadeados, porque diga-se de passagem a PT proibiu isso por razões de segurança (dizem eles). o uníco sítio onde os bastidores estão cadeados é nas instalações da PT em Carnaxide, pois é onde se encontram alojados os clientes Corporate dos mesmo. Pegando nos restantos tópicos que comentaste volto a indicar o mesmo. É preciso sorte para termos ou não uma boa net/tlf/tv. E visto quem abriu o tópico já deve ter resolvido a questão, despeço-me com um desejo de boa sorte a todos os utilizadores destes serviços ou aos que pensam em se tornar novo utilizador Abraço a todos.  Por razões de segurança para quem? Para não haver técnicos ir aos equipamentos dos outros prestadores fazer aquilo que descrevi acima? É que uma coisa é haver uma desagregação mal efectuada (basicamente o que descreveste a nível de PT e RGE), mas depois do cliente já ter tido os serviços, estar tudo OK e de repente e "misteriosamente" aparece o que eu descrevi... Os prestadores que têm bastidores nas centrais da PT pagam um aluguer mensal pelo espaço, como pagam também por cada lacete instalado, portanto era o que faltava os prestadores não poderem vedar os seus equipamentos. Acho muito bem que o façam. E mais... Em vez de ser em rede, havia de ser mesmo em betão, com o interior climatizado e abertura da porta de acesso à estrutura através de reconhecimento pela Íris e Impressão Digital, para não haver "confusões". Há muito que se diga sobre isso e muito mais fica por dizer... É pena é que não venha a Fibra já definitivamente, para se acabar com esta autêntica palhaçada que se vive nas desagregações. É uma selva e a PT continua a fazer o que quer! A Sonae.com tem as suas "centrais" FTTH nos centros comerciais Sonae Sierra, já não precisa da PT para nada, a não ser para dar acesso às Condutas e é porque assim estão ambas obrigadas, no âmbito da ORAC. Espero que, em breve, também a Vodafone venha a optar pelo mesmo tipo de solução. Não é que eu tenha razão de queixa do 3P da Vodafone, porque não tenho, mas é a única maneira de acabar com estas prácticas da PT. Em relação à questão da lentidão, aínda estamos a aguardar feedback das várias situações relatadas. Alguns parece que já desistiram, outros estarão em standby... Aguardemos.
|
|
|
|
 |
|
Geogoo
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 03 Nov 2009 11:41 |
Registado: 03 Nov 2009 11:13 Mensagens: 1
|
apophis69 Escreveu: No caso do ADSL, quanto mais longe da central te encontras pior para ti. Link: http://img76.imageshack.us/img76/1908/adslsw6.gif... Já li por aí alguns utilizadores que indicam que vão mudar para ADSL, amigos informem-se bem antes de o fazerem pois se vocês, no caso da PT, Clix e Novis, morarem a mais de 3.5km eles não vos garantem mais de 1 Mega e no caso da Sonae a resposta que obteêm é " Pedimos desculpa mas não garantimos o vosso serviço, você pode desistir sem qualquer custos", olha que depois de passarmos por um processo de migração que nunca é facil é mau......, neste momento o operador que aconselho a 100%, e não ganho nada com isso sou sincero, é o 3P da Vodafone consegue ir até 6km quase com 5 megas, o que é estupidamente brutal...é o dobro dos outros ISP's, mas fica sempre o apelo no ar de CERTIFIQUEM-SE DA VOSSA DISTÂNCIADA CENTRAL. Boas, sou novato aqui e senti necessidade de intervir por causa da afirmação do amigo apophis69 sobre o ADSL da Vodafone. Ora como mostra o gráfico que o próprio publicou, a 6Km o máximo que se consegue é cerca de 512Kbps uando o ReADSL2 (pouco usado em portugal) ou 256Kbps usando ADSL2/2+ (o mais comum). Mesmo em teoria, os 5Megas só se conseguem a cerca de 3,5Km da central, na prática normalmente é menos, por isso reforço CERTIFIQUEM-SE DA VOSSA DISTÂNCIA DA CENTRAL. apophis69 Escreveu: Aos restantes utilizadores para evitarem um grande numero de HOPES's utilizem os OpenDNS, conseguem poupar cerca de 5 saltos o que é muito acreditem basta bastante o ping. Têm aqui os Ip's dos openDNS 208.67.222.222 and 208.67.220.220.
Mudar o servidor de DNS não permite poupar saltos porque o servidor de DNS limita-se a traduzir o nome de um site pelo seu IP, sabendo o IP são os routers k escolhem o caminho conforme as condições dos links internet no momento. Espero ter sido algo útil GG
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 03 Nov 2009 11:54 |
|
Olá Geogoo. Bem-vindo ao Fórum Cabovisão! Faz dele a tua casa e traz amigo(s) também! 
|
|
|
|
 |
|
d0mination
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 10 Nov 2009 23:35 |
Registado: 10 Nov 2009 21:07 Mensagens: 4
|
|
Boa noite, sou novo neste forum e gostava de partilhar convosco o meu problema ultimamente com cabovisao. A partir das 8 da noite até à meia noite, o meu ping torna-se alto ( 150 /200) em servidores estrangeiros(Inglaterra,Franceses,Alemães) e sim, para além que nos fim de semana este é ainda maior variando de 200 a 400. Já tentei resolver o problema de diversas formas e sem sucess incluindo algumas maneiras que vi neste e noutros forums, também o apoio ao cliente da cabovisao, em que um técnico até veio tentar resolver o problema mas este nao foi resolvido. Em servidores portugueses o meu ping está estável e baixo e realizei um tracert a 2 servidores(um na alemanha e outro na Inglaterra) e aqui está.
Tracing route to static.75.39.47.78.clients.your-server.de [78.47.39.75] over a maximum of 30 hops:
Tracing route to static.75.39.47.78.clients.your-server.de [78.47.39.75] over a maximum of 30 hops:
1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.0.1 2 24 ms 33 ms 33 ms localhost [10.15.160.1] 3 12 ms 7 ms 7 ms pal-213-228-132-6.netvisao.pt [213.228.132.6] 4 15 ms 11 ms 23 ms pa1-84-91-0-201.netvisao.pt [84.91.0.201] 5 87 ms 108 ms 103 ms 195.8.0.233 6 162 ms 164 ms 152 ms 195.8.0.234 7 174 ms 165 ms 148 ms 195.8.0.194 8 165 ms 170 ms 146 ms decix-gw.hetzner.de [80.81.192.164] 9 186 ms 156 ms 156 ms hos-bb1.juniper3.rz4.hetzner.de [213.239.240.234 ] 10 188 ms 158 ms 157 ms gi.4.1.rs3k2.rz9.hetzner.de [213.239.244.47] 11 * 162 ms 163 ms static.75.39.47.78.clients.your-server.de [78.47 .39.75]
Tracing route to gameserver.killercreation.co.uk [81.19.219.168] over a maximum of 30 hops:
1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.0.1 2 30 ms 28 ms 31 ms localhost [10.15.160.1] 3 33 ms 25 ms 15 ms pal-213-228-132-6.netvisao.pt [213.228.132.6] 4 22 ms 15 ms 11 ms pa1-84-91-0-201.netvisao.pt [84.91.0.201] 5 11 ms 19 ms 14 ms 195.219.185.13 6 33 ms 39 ms 33 ms 195.219.155.9 7 62 ms 63 ms 67 ms Vlan1290.icore1.LDN-London.as6453.net [195.219.8 3.53] 8 192 ms 190 ms 172 ms xe-1-3-0.lon10.ip4.tinet.net [77.67.66.21] 9 188 ms 174 ms 182 ms tiscali.killercreation.co.uk [77.67.65.34] 10 167 ms 186 ms 185 ms rt-2-centro.killercreation.co.uk [217.146.94.2]
11 170 ms 187 ms 179 ms gameserver.killercreation.co.uk [81.19.219.168]
Trace complete.
Gostaria que me podessem ajudar pois isto ja se prolonga para mais de um mês. Obrigado
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 11 Nov 2009 08:00 |
|
|
Olá d0mination e bem-vindo ao Fórum!
Como tu próprio pudeste constatar, esse problema está fora da Cabovisão.
Tanto a nível de carriers (está a aumentar logo no roteamento PT), como nos seguintes e tem até um timeout no destino final, no clients.your-server.de.
No teu caso o roteamento está a ser feito pela PT (CPRMNet), noutros casos está a ser feito pela Sonae.com (Novis).
O tráfego é sempre encaminhado pelo carrier que esteja com melhor nível de fluxo, é automático.
A única coisa que a Cabovisão pode fazer é pressionar a PT e Sonae.com para resolverem a questão, ou então contratar outros carriers, se o problema não fôr resolvido.
Uma vez que o problema é exterior à Cabovisão, eles não podem resolver sózinhos.
|
|
|
|
 |
|
d0mination
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 11 Nov 2009 12:55 |
Registado: 10 Nov 2009 21:07 Mensagens: 4
|
|
agradeço bastante a resposta, vou comunicar lhes e explicar mais concretamente e felizmente espero encontrar um técnico que saiba ao menos o que fazer.
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 11 Nov 2009 15:19 |
|
d0mination Escreveu: agradeço bastante a resposta, vou comunicar lhes e explicar mais concretamente e felizmente espero encontrar um técnico que saiba ao menos o que fazer. Se fôr competente, saberá.
|
|
|
|
 |
|
virtuaman
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 11 Nov 2009 21:44 |
Registado: 21 Out 2009 09:09 Mensagens: 58
|
|
Bem... Cá continuo com os problemas de velocidade mesmo depois de me colocarem aqui um MTA da Arris... parece que ainda ficou pior! Velocidade medida há poucos minutos é de 2.66/0.46 ... é impossível eu continuar assim. Alguém me sabe dizer onde encontrar o regulamento da Anacom que define a percentagem mínima que os operadores devem fornecer? É que uns dizem-me que é de 60%... hoje já me disseram que é 80%. Ou seja, se tenho 10Mbps contratados, tenho de ter pelo menos 6Mbps... como tenho tido sempre depois das 21 horas velocidades abaixo disso, tenho justa causa para denunciar o contrato.
_________________ Eu só sei que nada sei... e quem julga que tudo sabe, ainda deve saber menos do que eu!
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 12 Nov 2009 00:01 |
|
virtuaman Escreveu: Bem... Cá continuo com os problemas de velocidade mesmo depois de me colocarem aqui um MTA da Arris... parece que ainda ficou pior! Velocidade medida há poucos minutos é de 2.66/0.46 ... é impossível eu continuar assim. Alguém me sabe dizer onde encontrar o regulamento da Anacom que define a percentagem mínima que os operadores devem fornecer? É que uns dizem-me que é de 60%... hoje já me disseram que é 80%. Ou seja, se tenho 10Mbps contratados, tenho de ter pelo menos 6Mbps... como tenho tido sempre depois das 21 horas velocidades abaixo disso, tenho justa causa para denunciar o contrato. Isso da percentagem é para esquecer e não pode ser 80% pelo facto de no estudo de fiabilidade da ANACOM (aquele que a Cabovisão ganhou) se considerarem limites mínimos de 75%. Cá para mim, quem falou nessa percentagem mínima de fornecimento de largura de banda deve estar a fazer confusão com a Taxa de Contenção que existe no ADSL (só na PT, o que também inclui o Acesso Indirecto dos outros prestadores).
|
|
|
|
 |
|
virtuaman
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 12 Nov 2009 01:22 |
|
|
Ok... Seja como for, acabei de enviar um e-mail ao Sr. Presidente da Cabovisão, ao "info", ao "daf" e ao "suporte". Se o problema não se resolver, na proxima 2ª feira levam com o meu pedido de rescisão de contrato, e digam o que disserem, será com justa causa visto que não estou a ter um mínimo de qualidade nos serviços contratados (internet nomeadamente). Depois do assunto resolvido, eu meto aqui o e-mail e as cópias todas dos testes de velocidade.
_________________ Eu só sei que nada sei... e quem julga que tudo sabe, ainda deve saber menos do que eu!
|
|
|
|
 |
|
VIRIATUM
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 12 Nov 2009 15:53 |
|
|
|
|
 |
|
virtuaman
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 13 Nov 2009 11:29 |
|
VIRIATUM Escreveu: E, já agora, a resposta...  Começando ao contrário... primeiro a resposta... Acabaram de me ligar da Cabovisão, a pedir desculpas e que já detectaram a falha. Terão de fazer uma intervenção na rede, ainda durante o dia de hoje ou madrugada. Voltarão a ligar-me na 2ª feira a ver se ficou resolvido. Quanto ao e-mail que lhes enviei... /*/ Exmo.(s) Sr(s) Antes de mais os meus cumprimentos. Serve o presente para reportar uma situação, da qual já me venho queixando à Cabovisão através de inúmeras chamadas telefónicas. Salvo erro, desde o dia 29/10/2009 que tenho feito queixas sobre a quebra da velocidade de Internet. Na semana passada, lá se dignaram a enviar-me um técnico cá a casa. No dia 09/11/2009 o técnico cá veio, e embora as leituras do meu modem Motorola 5101 estivessem dentro dos parâmetros, decidiu-se substituir por um MTA da Arris. Nesse mesmo dia voltei a ligar para o 16801 a referir que o problema continuava, fui informado de que iriam reportar a situação (a mesma resposta de sempre). No dia 10/11/2009 voltei a ligar a reportar o mesmo problema, com a mesma resposta. No dia 11/11/2009 de manhã decidi ir à loja de Viseu, onde abri uma nova reclamação e onde me deram a mesma resposta – “vamos reportar a situação”. Ainda no dia 11/11/2009, à noite e depois de alguns testes de velocidade, voltei à ligar para o 16801 a dizer mais uma vez que estava com problemas. Pediram para fazer reset ao router, seguido de 3 testes de velocidade espaçados por 5 minutos cada um. A velocidade manteve-se baixa. Voltei a ligar, e mais uma vez a resposta foi a mesma – “vamos reportar a situação”. Ora bem… durante o dia eu não tenho qualquer problema de velocidade, chegando a atingir os 9.8Mbps numa velocidade contratada de 10Mbps. Por norma os problemas aparecem apenas após as 20 / 21 horas. Eu uso a Internet para trabalhar, e com essas velocidades baixíssimas não o consigo fazer. Trabalho para a PC*****, empresa que o Sr. Jules Grenier deve conhecer, e recebo chamadas de clientes através de voip, o que é impossível fazer com tão baixa velocidade de download. O problema não está nem no meu computador, nem nas ligações dos cabos dentro de minha casa, porque se assim fosse a velocidade também seria baixa durante o dia, o que não acontece. Ando praticamente sem trabalhar desde o dia 29/10/2009 por não ter Internet com um mínimo de qualidade, tendo as consequências inerentes a quem não trabalha – falta de rendimentos. Para além disso estou sujeito a que a empresa onde trabalho chegue a um ponto que não tolere mais as minhas faltas e me despeça. Quem vai arcar com todos os prejuízos que daí surgirão? Em anexo, envio um ficheiro pdf com os vários testes de velocidade dos últimos dias, feitos dentro do vosso site, com e sem router ligado. Sou cliente Cabovisão há uns 10 anos, gostaria de continuar a sê-lo por mais 10 anos, mas a continuar assim não o serei nem por mais 10 dias. Agradeço que revejam esta situação, e que a resolvam o mais breve possível. Caso isto não fique resolvido, o mais tardar na próxima 2ª Feira (16/11/2009) irei enviar uma carta com o propósito de solicitar a rescisão do contrato que tenho com a Cabovisão, invocando para o efeito justa causa visto não estar a ser servido com um mínimo de qualidade. Com os melhores cumprimentos, ****** Cliente nº: ******** /*/ Depois deste e-mail que enviei ontem de manhã, certo é que a velocidade à noite parece ter estabilizado, embora com picos baixos de vez em quando. Agora resta esperar para ver no que vai resultar a tal "intervenção na rede". Depois de inúmeras chamadas e alguns mail's a invocar "justa causa" numa eventual rescisão de contrato, parece-me que começaram a mexer-se!
|
|
|
|
 |
|
virtuaman
|
Assunto da Mensagem: Re: Internet lenta à noite.  Enviado: 13 Nov 2009 21:59 |
|
VIRIATUM Escreveu: Então mas se a intervenção vai ser feita hoje, porque é que só ligam na 2ª e não já amanhã ou Domingo?
Lá está... Uns têm de gramar trabalhar ao fim de semana e outros nem por isso... Resta saber da veracidade do que me foi dito. Será que irão fazer alguma intervenção?! A esta hora a situação mantem-se... ou seja, depois das 21 horas a velocidade cai e o resultado é este:  No teste da página da cabovisão só atinge os 2.32 !!! Só acredito que de facto façam a dita intervenção depois de ver a minha net a funcionar como deve ser. A carta de rescisão de contrato já está preparada e com data da próxima 2ª Feira, o mais certo é mesmo ter de vir a utilizá-la, pelo que já adiantei o trabalho 
|
|
|
|
 |
|
|
 |
|
 |
|
Criar Tópicos: Proibído Responder Tópicos: Proibído Editar Mensagens: Proibído Apagar Mensagens: Proibído Enviar anexos: Proibído
|
|